Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pombal implementa passadeira sensorial

25 de Março 2021 Jornal Campeão: Pombal implementa passadeira sensorial

O Município de Pombal implementou uma passadeira sensorial, com pavimento diferenciador táctil e pintura colorida, com o objectivo de aumentar a sua visibilidade e segurança na travessia pedonal.

A passadeira, executada no âmbito do projecto de reforço da sinalização das passadeiras na zona urbana de Pombal, localiza-se na Avenida Heróis do Ultramar, “uma das zonas mais críticas de acesso à cidade, no que diz respeito à circulação e sinistralidade rodoviária”, disse a Câmara Municipal.

A infra-estrutura apresenta-se com um pavimento diferenciador táctil, com mosaico cerâmico da “KeraBraille” para sinalizar aos invisuais a existência de uma passadeira no alinhamento perpendicular.

Para além disto, possui “uma marcação com tinta termoplástica branca e um reforço de sinalização com três sistemas – pintura colorida do pavimento betuminoso envolvente à passadeira e zona de aproximação com resina colorida para sistemas de alta visibilidade; sinalização com sinal de passadeira associado a sensores de presença peões que activam o módulo de LED de luz amarela para aviso aos automobilistas da presença de peões, alimentado por painéis solares; e cinco marcadores LED solares de cada lado, para visibilidade e sinalização da passadeira a longa distância”.

Com esta iniciativa pretende-se desenvolver a educação rodoviária, com o objectivo de criar, por parte dos peões e automobilistas, um comportamento adequado, bem como promover a segurança da circulação dos peões e mais fácil convivência entre estes e os condutores.