Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pombal apresenta bioparque à Rede de Municípios Saudáveis

18 de Março 2021 Jornal Campeão: Pombal apresenta bioparque à Rede de Municípios Saudáveis

A Câmara de Pombal vai participar no VIII Fórum/Webinar da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis que se realizará esta sexta-feira (19) sob o tema “Ecologia e Saúde”.

O Município de Pombal faz-se representar pela Chefe da Unidade de Ambiente, Ana Catarina Soares, no painel subordinado ao tema “Boas práticas dos municípios saudáveis”, com início previsto para as 15h50 e que será transmitido online através da página da Rede no Facebook.

A oradora apresentará o “Bioparque: Parque Urbano da Charneca”, um espaço verde e de lazer inaugurado há dois anos e onde se pode encontrar um elevado grau de biodiversidade, facto que é reforçado pela presença de um curso de água e da existência de antigos poços e furos que asseguravam, no passado, o sistema de abastecimento de água à cidade de Pombal.

Trata-se de uma importante vertente de conservação da natureza e educação ambiental, que disponibiliza ao público um conjunto de circuitos de manutenção, percursos pedestres, passadiços, zona de merendas e um anfiteatro ao ar livre. Para além disso, o Bioparque é um espaço destinado à conservação da natureza, com especial atenção à conservação das espécies arbóreas autóctones.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, da qual Pombal faz parte, é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projecto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.