Coimbra  1 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Politécnicos do Centro com mesma prova de acesso no ensino profissional e artístico

16 de Maio 2020 Jornal Campeão: Politécnicos do Centro com mesma prova de acesso no ensino profissional e artístico

Os Institutos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Tomar e Viseu acordaram a criação de um consórcio que irá permitir aos estudantes do ensino profissional e artístico utilizar a mesma “prova específica” no acesso aos cinco estabelecimentos de ensino.

Segundo Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, esta solução vai permitir ao aluno fazer apenas uma prova de acesso na instituição mais próxima da sua área de residência e candidatar-se a todos os institutos politécnicos da região que abrirem vagas para os concursos especiais de acesso ao ensino superior. “Pretende-se facilitar o acesso ao ensino superior por parte destes estudantes”, afirma o responsável.

Os exames regionais para os estudantes do ensino profissional ingressarem no superior estão previstos decorrer no mês de Setembro.

O consórcio da região Centro poderá ainda integrar o Politécnico de Leiria, que tem pendente a sua decisão. Por definir estão as áreas científicas nas quais as instituições pretendem lançar o concurso.