Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Politécnico de Coimbra tem mais de 200 vagas para ensino profissional e artístico

5 de Julho 2020 Jornal Campeão: Politécnico de Coimbra tem mais de 200 vagas para ensino profissional e artístico

O Politécnico de Coimbra tem mais de 200 vagas abertas para estudantes dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados, segundo anunciou, hoje, o IPC.

As inscrições para as provas de acesso decorrem de amanhã (06) a 16 de Julho exclusivamente online, em http://www.provascentro.pt.

Segundo Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, este é um concurso para os estudantes que, a partir do 10.º ano, optaram pela via de estudos profissionais ou artísticos, e que “vem colocar equidade no acesso ao superior, ainda que de forma limitada a um restrito número de vagas”.

“O Politécnico de Coimbra não podia ficar de fora de um mecanismo de acesso que contempla cerca de 45% dos estudantes do ensino secundário, por uma questão de justiça e responsabilidade para com estes estudantes e as suas famílias”, explica.

O processo de candidatura tem início com a realização de provas de conhecimentos cuja tipologia varia de acordo com a área do curso profissional do estudante e a licenciatura a que este se pretende candidatar (mais informação em http://www.provascentro.pt).

O Politécnico de Coimbra, em parceria com os Politécnicos de Castelo Branco, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu, integra o consórcio do Centro responsável pela realização das provas de conhecimentos na região Centro.

Estas provas, independentemente do Politécnico onde serão realizadas, são válidas para a candidatura às licenciaturas de qualquer um dos Politécnicos que integram o consórcio que disponibilizaram vagas para o efeito.

Após aprovação na prova, o estudante tem que efectuar a sua candidatura online ao ensino superior no site da DGES – Direcção Geral do Ensino Superior na Internet (www.dges.gov.pt/pt).

Para mais informação sobre este concurso, os interessados devem consultar o site do IPC no seguinte link: https://www.ipc.pt/ipc/estudar/ingressar/novo-ensino-profissionalprovas-para-acesso-a-licenciaturas/