Coimbra  19 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Politécnico de Coimbra ministra curso online em pedagogia no ensino superior

29 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Politécnico de Coimbra ministra curso online em pedagogia no ensino superior

O Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia do Ensino Superior do Instituto Politécnico de Coimbra (CINEP-IPC) dá início, no dia 05 de Outubro, ao curso online “Abordagens actuais no Ensino Superior”. Trata-se de um MOOC (Massive Open Online Course) com 14 módulos de acesso livre, o primeiro do género oferecido por esta instituição, destinado a docentes e investigadores do ensino superior com interesse em aprofundar a sua formação pedagógica.

O curso, que tem em vista ajudar os docentes a aprofundar competências na docência no ensino superior, é de acesso livre e pode ser frequentado a um ritmo individualizado. Cada participante pode escolher os módulos, recursos e actividades que mais lhe interessem, tendo em vista o ensino centrado em contexto do ensino superior nos países lusófonos.

Os módulos incluem temas como ensino baseado na investigação, aprendizagem online, planeamento curricular, avaliação, aprendizagem colaborativa e bem-estar profissional, sendo possível obter certificação final mediante a conclusão de seis módulos.

Tratando-se do primeiro curso em língua portuguesa na plataforma LSM Canvas, este resulta de uma colaboração com universidades australianas para a adaptada à realidade portuguesa e lusófona do MOOC Contemporary Approaches to University Education, coordenado por Kym Frazer. Colaboraram na produção da versão portuguesa vários docentes do Politécnico de Coimbra.

As inscrições podem ser realizadas em https://www.canvas.net/browse/ipc-portugal/courses/abordagens-atuais-no-ensino-superior.