Coimbra  17 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Politécnico de Coimbra é um dos mais inovadores de Portugal

18 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Politécnico de Coimbra é um dos mais inovadores de Portugal

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) está no “top 5” das instituições de ensino superior politécnicas portuguesas mais inovadoras, segundo um estudo recente, promovido pelo ‘Consumer Guidance Institute Portugal’.

Segundo a organização, que pertence ao ‘Consumer Guidance Group’ e criou o prémio “Líderes Inovação Portugueses” com o intuito de destacar as principais organizações portuguesas no campo da inovação, o IPC ocupa o quinto lugar da classificação.

A capacidade de inovação das organizações foi aferida com base no número de registos de patentes no período compreendido entre 2017 e 2019 e no destaque que é dado às actividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) no website das organizações.

Para Jorge Conde, presidente do IPC, esta “é mais uma notícia que nos dá a certeza de estarmos a trilhar o caminho certo”.

“O Politécnico de Coimbra, quando as suas escolas partilham o seu saber e a sua competência, é muito forte e pode ser cada vez mais relevante”, afirmou o responsável, realçando que se trata, também, de mais um exemplo “do que podemos e queremos fazer pelo desenvolvimento da região e das suas empresas”.

No âmbito da sua missão, o IPC tem como objectivo “promover uma cultura de inovação aberta e colaborativa e potenciar actividades de investigação aplicada e desenvolvimento experimental, orientadas para responder aos desafios sociais e às necessidades do tecido empresarial”.

Na prossecução deste objectivo, segundo Sara Proença, pró-presidente do IPC, o Instituto tem actuado em diferentes domínios complementares ao longo dos últimos anos, nomeadamente: “criando condições para o desenvolvimento de actividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, promovendo uma cultura empreendedora, estimulando a criatividade, a inovação, o espírito de iniciativa e a capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares, assim como criando mecanismos de fomento e apoio à protecção, valorização e transferência para a sociedade do conhecimento gerado no seio da sua comunidade académica”, afirma.

Numa lógica de afirmação enquanto parceiro estratégico do ecossistema de inovação da região, o Politécnico de Coimbra tem ainda vindo a reforçar a sua integração em redes, consórcios e projectos de estímulo à I&D+I.

“A atribuição desta distinção, que nos orgulha, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a comunidade do Politécnico de Coimbra e vem reforçar o nosso compromisso de continuar a trabalhar para afirmar a Instituição como uma referência no domínio da inovação”, afirma Sara Proença.