Coimbra  2 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Politécnico de Coimbra duplica número de candidaturas ao Poliempreende

4 de Maio 2020 Jornal Campeão: Politécnico de Coimbra duplica número de candidaturas ao Poliempreende

A 17.ª edição do Concurso Regional Poliempreende recebeu 51 ideias de negócio, cerca do dobro das candidaturas submetidas nas últimas duas edições, o que representa um universo de participantes superior a 150.

Entre as 51 candidaturas recebidas existem ideias de negócio oriundas das seis unidades orgânicas de ensino do Politécnico de Coimbra e equipas que agregam elementos de diferentes Escolas.

Para Sara Proença, pró-presidente do IPC e coordenadora regional do Poliempreende, cumpre-se assim um dos objectivos desta iniciativa, que é “criar equipas multidisciplinares, capazes de potenciar sinergias entre as diferentes áreas do conhecimento e, assim, alavancar projectos empresariais de sucesso”.

O Poliempreende é um projecto em rede que envolve a comunidade académica do conjunto de instituições de ensino superior politécnico portuguesas e que conta com a parceria de diversos agentes do ecossistema empreendedor nacional. Tem como principal objectivo promover a cultura empreendedora, motivando o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e valorizando o conhecimento gerado em todos os que participam no concurso de ideias e planos de negócio. Segundo Sara Proença, ser empreendedor “é não desistir, é inovar, é agir, é encontrar soluções”, valores que são transmitidos aos estudantes através desta iniciativa, e que se afiguram particularmente relevantes num contexto tão adverso, em que o IPC procura demonstrar aos futuros profissionais que “os tempos de crise são tempos de enormes desafios, mas também de inúmeras oportunidades”.

Apesar das contingências resultantes da situação de pandemia, o Politécnico de Coimbra não hesitou em manter o concurso regional Poliempreende e todas as iniciativas previstas, tendo adaptado o formato ao digital e reajustado as datas, nomeadamente o prazo de apresentação de candidaturas, que terminou no dia 22 de Abril.

O Politécnico de Coimbra promove um conjunto de iniciativas (sessões de sensibilização para o empreendedorismo, criatividade/inovação e geração de ideias, oficinas de capacitação para a elaboração do plano de negócio e mentoring) que culminam com o concurso regional.

A próxima fase do Concurso Regional Poliempreende será a apresentação (pitch) da ideia de negócio ao júri, que irá realizar-se na próxima quarta-feira (06 de Maio), por videoconferência.

O projecto vencedor (1.º classificado) no Politécnico de Coimbra irá concorrer a nível nacional com os vencedores apurados nos restantes parceiros da rede.

O Politécnico de Coimbra integra a rede Poliempreende desde a 5.ª edição do Concurso e conta com cinco vitórias a nível nacional, um segundo e um terceiro prémios e um prémio inovação Delta.