Coimbra  14 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Politécnico de Coimbra compra 86 bicicletas para a comunidade académica

26 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Politécnico de Coimbra compra 86 bicicletas para a comunidade académica

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai comprar 86 bicicletas, 36 eléctricas e 50 convencionais, para o uso da comunidade académica, estando também prevista a aquisição de infraestruturas para o seu estacionamento.

Em 2021, “já será possível estudantes e funcionários circularem diariamente nas novas bicicletas do IPC, estacionando em áreas preparadas para o efeito, em cada uma das unidades orgânicas, serviços centrais, ginásio e residências”, afirmou esta quinta-feira (26) o Politécnico de Coimbra.

O IPC está, também, a investir em mais ecopontos e máquinas dispensadoras de água da rede e mais garrafas de vidro para oferecer à comunidade académica, para além de cadernos reutilizáveis distribuídos por todos os trabalhadores.

No mesmo âmbito, está também prevista a colocação de compostores no recinto de cada uma das cantinas e cafetarias dos serviços de acção social da instituição, para “reaproveitamento dos resíduos orgânicos daí resultantes, com a finalidade de produzir composto para os jardins e demais espaços verdes”.

Segundo o IPC, a entrega dos compostores e dos ecopontos deverá já acontecer nas próximas semanas.

As medidas anunciadas vão ser financiadas a 70 por cento através de duas candidaturas ao Fundo Ambiental, no valor de 79 000 euros.

“Aquilo que aprendemos na escola, praticamos fora dela. Por isso mesmo, a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos, a utilização de embalagem reutilizáveis como as garrafas de vidro e a mobilidade suave em bicicleta são opções que fazem do Politécnico de Coimbra uma instituição educadora e diferente e, claro, uma referência”, frisou o presidente do IPC, Jorge Conde.