Coimbra  7 de Dezembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Politécnico de Coimbra cede edifício à Plataforma PAJE para apoiar jovens

27 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Politécnico de Coimbra cede edifício à Plataforma PAJE para apoiar jovens

O Politécnico de Coimbra (IPC) e a Plataforma PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)Acolhidos assinaram um acordo para cedência de utilização de um edifício situado no campus de Bencanta do IPC, uma das denominadas Casas da Mata.

O imóvel destina-se a instalar transitoriamente, por um período de três anos, o serviço de trabalho, atendimento e preparação para a autonomia desta organização.

A Plataforma PAJE é uma associação sem fins lucrativos, cuja missão social é orientar, apoiar e formar jovens com vivência de acolhimento residencial, promovendo uma autonomização bem-sucedida, transições favoráveis e inclusão social.

Para João Gaspar, presidente da Direcção da PAJE, é “significativo” ter um espaço físico com melhores condições para poder desenvolver o trabalho da organização, que pretende ajudar a dar competências aos jovens que viveram em instituições de acolhimento e que se deparam com bastantes desafios na transição para a vida ativa e para o mercado de trabalho.

Jorge Conde, presidente do IPC, manifestou satisfação em aliar-se desta forma ao trabalho realizado pela PAJE no auxílio a jovens, enquanto instituição de ensino, e salientou a missão solidária do IPC: “não queremos que nenhum jovem deixe de frequentar o ensino superior por não ter condições financeiras para estudar, por isso investimos parte do nosso orçamento em bolsas e apoios dirigidos aos estudantes”. O responsável salientou ainda que o edifício em causa se encontrava actualmente desaproveitado e que, ao dar utilidade ao espaço, o IPC está a prestar mais um serviço à sociedade.

O edifício vai agora sofrer algumas obras de beneficiação e adaptação para a PAJE poder iniciar a sua actividade naquele local.