Coimbra  19 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Politécnico de Coimbra atribui Bolsas Impulso no valor de 200 mil euros

21 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Politécnico de Coimbra atribui Bolsas Impulso no valor de 200 mil euros

O Politécnico de Coimbra está a preparar-se para conceder Bolsas Impulso, num montante global estimado de cerca de 200 mil euros, valor que poderá crescer nas próximas edições. Estas bolsas destinar-se-ão aos estudantes inscritos nos cursos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão leccionados nos dois pólos da instituição: a Escola da Floresta na Lousã e a Cantanhede Creative School.

O objectivo destas bolsas é apoiar os estudantes através de um auxílio financeiro para o pagamento das propinas, com a possibilidade adicional de acesso a uma bolsa destinada às deslocações e transporte.

No próximo ano lectivo de 2023-24, a Escola da Floresta, localizada na Lousã, irá disponibilizar três cursos. A primeira fase de candidaturas está aberta até 3 de Setembro para o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Operações Florestais (ministrado pela Escola Superior Agrária do IPC) e para o CTeSP em Geoinformática (ministrado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPC). Já para a Pós-Graduação em Cadastro Predial – tipologias B e E (ministrada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPC), as candidaturas decorrem até 25 de Setembro. A Escola da Floresta concentra-se nas áreas florestais e na prevenção e combate a incêndios, colaborando com as entidades locais nesta importante área e operando a partir das antigas instalações da EDP na Rua Eng.º Duarte Pacheco.

A Cantanhede Creative School, localizada na antiga escola primária Conde Ferreira em Cantanhede, irá disponibilizar dois CTeSP: Design de Produto e Luz e Som para Artes Performativas, ambos ministrados pela Escola Superior de Educação do IPC. A primeira fase de candidaturas para estes cursos decorre igualmente até 3 de Setembro. A Cantanhede Creative School concentra-se nas áreas das artes e da criatividade.

O projecto “Impulsionar as Pessoas e o Território” é uma iniciativa desenvolvida pelo Politécnico de Coimbra em parceria com várias entidades do território, incluindo autarquias, empresas e instituições do sector social. Este consórcio tem como objectivo criar programas de formação no âmbito dos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, co-financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia. O propósito é desenvolver planos formativos, implementar programas e integrar os formandos no mercado de trabalho.

Os novos pólos do Politécnico de Coimbra, na Lousã e Cantanhede, visam cumprir esta missão, descentralizando a formação e alargando-a a diversos municípios da região. Estes cursos, em parceria com várias entidades e empresas, visam formar profissionais altamente competentes e qualificados nas respectivas áreas de actuação.

As candidaturas estão abertas na plataforma inforestudante.ipc.pt, com mais informações disponíveis no website do IPC em https://www.ipc.pt/ipc/impulsos/.