Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiartes recebeu mais de 60 mil visitantes

19 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Poiartes recebeu mais de 60 mil visitantes

As festas do concelho “Poiartes – Nossa Senhora das Necessidades”, que decorreu entre os dias 10 e 15 de Agosto, recebeu mais de 60 mil visitantes, durante os seis dias do certame, afirma a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

De acordo com o presidente da autarquia, João Miguel Henriques, “para este sucesso muito contribuíram os cerca de 200 expositores, que enriqueceram a Poiartes, assim como o público que afluiu ao longo dos seis dias num número extraordinário, e que mostrou que a realização do evento em Agosto é uma aposta certa”.

Ainda segundo o autarca, “o número crescente de participantes e visitantes evidencia bem a forma sustentada como a Poiartes tem vindo a crescer de ano para ano, afirmando-se como um evento de referência que há muito ultrapassou as fronteiras do concelho e até da própria região”.

A Alameda Santo André é um espaço que tem permitido ao evento “crescer em dimensão e qualidade”, além de contribuir para um maior envolvimento das “forças vivas” do município, “alargando o certame e transformando-o numa verdadeira montra do que melhor existe e se faz em Vila Nova de Poiares”, complementa João Miguel Henriques.

A edição deste ano contou também com o comboio turístico, uma novidade, com entrada gratuita, que percorria as ruas principais da vila e acabou por tornar-se um dos elementos “mais requisitados” pelos visitantes, “circulando praticamente sempre lotado”.

“Também a aposta num cartaz de espectáculos diversificado, que inclui não só nomes bem conhecidos do grande público, como artistas locais, garantiu a variedade e qualidade capazes de cativar as dezenas de milhar de visitantes, com especial relevância para a dimensão inclusiva, ao incorporar no evento a tradução em linguagem gestual portuguesa em três espectáculos de grande afluência, C4 Pedro. Anjos e Ana Malhoa”, salienta o Município.

A gastronomia foi, “mais uma vez”, um dos “pólos de grande atractividade”, com as tasquinhas a oferecerem a tradicional cozinha de Vila Nova de Poiares, com chanfana, arroz de bucho, negalhos, poiarito, bem como os doces regionais e uma praça dedicada à cervejaria artesanal.

A autarquia acrescenta que “a realização da Poiartes novamente em Agosto, coincidindo com as festas em honra de Nossa Senhora das Necessidades, organizadas pela Irmandade de N.ª Srª das Necessidades, decorreu sem que se desvirtuasse a génese de cada um dos festejos”.

A Câmara destaca que “foi bem patente o grande número de fiéis que fizeram questão de marcar presença na Missa Solene com Homília, seguida da Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Necessidades que, este ano, voltou a percorrer as principais artérias da Vila, integrando a representação de autoridades civis, militares e religiosas, das igrejas e capelas do Concelho, da Filarmónica Fraternidade Poiarense, Filarmónica Varzeense FILVAR e com guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários do Concelho”.