Coimbra  18 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiartes com artesanato e grastronomia até segunda-feira

7 de Setembro 2017

Artesanato, gastronomia, caprinicultura e uma mostra agrícola, comercial e industrial, tudo aliado a um cartaz de espectáculos, constituem um atractivo para visitar a Poiartes, certame que decorre de hoje até segunda-feira (dia 10), em Vila Nova de Poiares.

Este certame, que nesta edição completa 28 anos e é já uma referência na região, tendo mesmo a nível do artesanato atingido dimensão nacional, anima durante cinco dias o concelho, dando a conhecer ao público as potencialidades locais.

Promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, o certame abre hoje, pelas 18h00, na alameda de Santo André, apresentando aos visitantes uma exposição diversificada que engloba artesanato, produtos endógenos, tradições, animação e ainda uma mostra agrícola, comercial e industrial.

Durante a apresentação do evento, o presidente do Município, João Miguel Henriques, sublinhou que a “essência” da Poiartes é para manter, continuando a assumir-se como um espaço de promoção das “grandes marcas locais”, não só do artesanato e da gastronomia que são referências desta mostra, mas também de “todas as potencialidades do concelho em termos de indústria, comércio e na área agrícola”, sectores que estão representados através de um vasto conjunto de expositores.

Nesta mostra, os visitantes encontram diversos produtores de gado, uma exposição de máquinas agrícolas, uma exposição automóvel e expositores das mais diversas áreas do tecido empresarial.

Podem desfrutar, ainda, de uma mostra de caprinicultura, que conta com a presença de produtores de caprinos e de material associado a esta actividade.

Na área dedicada ao artesanato, a aposta vai para “a genuidade e autenticidade” dos produtos apresentados, numa exposição onde sobressai o trabalho ao vivo.

Outra das referências da Poiartes é a gastronomia, que é assegurada pelas tasquinhas que convidam a saborear algumas das iguarias da região, tão rica em especialidades locais. A chanfana, as trouxas cabreiras, o arroz de bucho e os negalhos são algumas das sugestões. Destaque, ainda, para o doce tipo de Poiares, o “Poiarito”, e para o espaço dedicado à doçaria regional, aos enchidos e aos queijos.

João Miguel Henriques considera que não faltam “bons motivos” para uma visita a Vila Nova de Poiares e espera que estes sejam dias de grande afluência e animação. “A Poiartes é um evento de referência na região. É uma forma de promover turisticamente o nosso concelho, mas, também, toda a região”, disse, considerando que o investimento de cerca de 150 000 euros que é feito nesta feira é “na promoção do território e na captação dos visitantes”.

A Poiartes tem uma área total de 14,4 metros quadrados, com a mostra de artesanato a decorrer na tenda principal. Com 165 expositores, 112 são de artesanato, 23 da área da gastronomia, 22 de comércio e indústria e automóveis, a que se juntam oito da mostra agrícola e florestal.

Para possibilitar grande afluência ao certame, a autarquia assegura transporte gratuito, até domingo, em circuitos que partem de Coimbra e de Condeixa, nas carreiras da Transdev. Os promotores estimam que tenham passado pelo certame cerca de 26 000 pessoas em 2016.

Mickael Carreia e Paulo Gonzo animam o palco do certame

O programa de animação da Poiartes inclui, hoje, a actuação de Rodolfo Figueiredo, pelas 20h00, no palco 02, enquanto o palco Habimóvel receberá um concerto do “Paradigma”, às 22h00, vencedora do II Concurso de Bandas de Garagem de Vila Nova de Poiares, e às 23h30 um concerto de Phil Mendrix, terminando a noite com o dj Xano Cavaleiro.

Amanhã (sexta-feira), destaque para o teatro infantil às 15h00 e para o Encontro de Música Tradicional, às 15h30. A noite abre com o concerto Scaka (21h00), seguido do espectáculo de Mickael Carreira (23h00) e de Remember Trópico de Câncer 80’s (01h00).

No sábado (dia 09), às 11h00, decorrerá o Encontro de Bandas Filarmónicas, com desfile pelas ruas, estando o concerto marcado para as 14h30. Haverá, também, teatro infantil (11h30) e uma mega aula de zumba (17h30). À noite, a animação será assegurada por João Mortágua Axxes (21h00), Paulo Gonzo (23h00) e dj Alex G (01h00).

No domingo (dia 10), às 10h00, realiza-se o X Passeio de Motos e Motorizadas Antigas e uma hora depois começa o XVI Capítulo da Confraria da Chanfana. Às 12h00 haverá teatro infantil e durante a tarde o destaque vai para a transmissão em directo do programa da TVI “Somos Portugal” , enquanto à noite decorrerá o concerto de encerramento de Estágio de Orquestra (21h00), actuará April Ivy (22h30) e apresenta-se o dj Fábio D (00h00).

Na segunda-feira (dia 11) será o encerramento oficial da Poiartes, estando a entrega de diplomas marcada para as 13h00.

Com entradas gratuitas, a Poiares abre às 11h00 e encerra às 04h00, com a excepção de segunda-feira, em que abre às 09h00 e fecha às 14h00.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com