Coimbra  15 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiartes celebra 30 anos é já uma “referência na região e no país”

5 de Setembro 2019

Vila Nova de Poiares vive, nos próximos dias, um dos seus pontos altos do ano. A Poiartes regressa ao centro da vila, entre hoje e a próxima segunda-feira (09), para a 30.ª edição, prometendo um cartaz musical atractivo, dinamização de negócios locais e concelhios e a capacidade de fidelizar visitantes pela gastronomia única.

A Alameda de Santo André volta a ser o epicentro da festa, num ano em que se cumprem 30 edições e para a qual a autarquia tem “as expectativas elevadas”. “Trabalhámos para que este ano este possa continuar a ser um evento de excelência, e esperamos que esta edição seja ainda melhor do que nos anos anteriores”, afirma João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Poiares.

“Ao longo destes trinta anos a Poiartes tem-se afirmado cada vez mais como um evento de referência na região e no país”, sublinha o autarca, considerando que a mudança para a Alameda de Santo André foi um factor essencial para o certame poder crescer “não só em dimensão, mas sobretudo em qualidade e, fundamentalmente, em condições de segurança”.

Apesar deste crescimento, tal tem sido feito de forma sustentada e não “desvirtua a identidade própria deste certame, que reside na mostra de artesanato, e sobretudo no grande factor diferenciador da Poiartes: o artesanato genuíno, com artesãos a trabalhar ao vivo que, com o seu saber e dedicação, continuam a manter bem vivos o que é tradicional e os saberes ancestrais passados de geração em geração”, reforça o autarca.

O certame acolherá, este ano, cerca de 200 expositores, das mais variadas áreas, do artesanato à gastronomia, do sector agrícola ao comercial e industrial, sendo que a selecção dos expositores é baseada “sobretudo na qualidade e originalidade dos produtos e trabalhos apresentados”, uma vez que as inscrições são sempre bastante concorridas.

Ano após ano, o evento tem batido recordes, não só ao nível expositivo, mas também de visitantes, que em 2018 ascendeu aos mais de 51 000 pessoas.

“Esperamos, por isso, que este número possa crescer ainda mais, apostando num cartaz musical com nomes ‘fortes’ do panorama musical, como Olavo Bilac, Anselmo Ralph, Bárbara Bandeira e o DJ Wilson Honrado da Rádio Comercial”, sublinhou João Miguel Henriques.

Cartaz musical e cultural diversificado são apostas da autarquia

A par dos artistas nacionais que preencherão as noites da Poiartes, a Câmara Municipal preparou também um programa de actividades culturais bastante rico e diversificado, “assegurando que há sempre algo a acontecer, independentemente da hora ou dia em que se visita a feira, proporcionando a quem a visita experiências sempre diferentes e momentos de lazer e diversão”, adianta a autarquia.

Para tal, destaca-se a colaboração de entidades e associações do concelho, em particular a CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares; a Filarmónica Fraternidade Poiarense; o Grupo Motard e a Confraria da Chanfana, que organiza o seu capítulo anual.

As actividades radicais e os insufláveis gigantes são outras das atracções da Poiartes, mostrando que este é um evento para toda a família.

Para o édil, “o balanço destes trinta anos é, sem dúvida, muito positivo e, apesar de a Poiartes já ser um evento com uma marca forte na região e no país, queremos que cresça e possa atrair ainda mais visitantes a Vila Nova de Poiares”.

Programa intenso durante cinco dias

Os dois palcos instalados no recinto da Poiartes serão um dos locais de maior afluência do certame, com concertos de grandes nomes da música nacional.

A Poiartes 2019 abre oficialmente as suas portas ao público, hoje, a partir das 18h00, seguido do concerto dos “Não há 2 sem 3”, pelas 23h00.

Amanhã (06), o destaque vai para o concerto do conhecido cantor Olavo Bilac, que subirá ao palco pelas 23h00. No sábado (07), o programa será mais preenchido com vários momentos culturais a cargo de associações do concelho, com destaque para um “moto-churrasco”, às 10h00, e um seminário sobre a “Brucelose”, pelas 11h00, a decorrer no Centro de Competências de Caprinicultura.

Depois de uma tarde recheada de música no palco secundário e da transmissão em directo “Juntos em Festa”, da TVI, o artista angolano Anselmo Ralph subirá ao palco principal, às 23h00. No domingo (08), destaca-se o XII Passeio de Motas e Motorizadas Antigas “Rota da Chanfana”, às 10h00, e, não fosse Vila Nova de Poiares a capital desta iguaria, realiza-se à mesma hora o XVIII Grande Capítulo da Confraria da Chanfana.

A tarde será dedicada à família e, por isso, aos mais pequenos, com diversos espectáculos infantis, a anteceder o espectáculo final do estágio da Orquestra de Sopros e Percussão, pelas 21h00. O palco principal receberá uma estreia: a jovem em ascensão Bárbara Bandeira.

A 30.ª edição da Poiartes encerra na segunda-feira (09), pelas 13h00. Todas as noites, o palco secundário vai receber espectáculos de vários DJs, que animarão as noites e madrugadas de quem visitar a Poiartes.

Durante estes dias, o recinto será, ainda, “invadido” por vários grupos a proporcionarem animação de rua a todos os visitantes.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com