Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares cancela POIARTES e canaliza verba para apoio social e empresarial

28 de Abril 2020 Jornal Campeão: Poiares cancela POIARTES e canaliza verba para apoio social e empresarial

Por unanimidade, na reunião de Executivo da Câmara de Vila Nova de Poiares, foi decidido cancelar a 31.ª edição da Poiartes, um dos pontos altos do ano no concelho, e que se realizaria de 10 a 15 de Setembro.

A Mostra Nacional de Artesanato, Mostra de Gastronomia, Mostra de Caprinicultura – Mostra Agrícola, Comercial e Industrial não se realizará este ano, devido à pandemia de covid-19.

“Esta posição tomada por unanimidade, surge na sequência da situação de pandemia que se vive actualmente e que a Câmara Municipal tem vindo a acompanhar desde o início”, refere a autarquia, adiantando que “se por um lado, a indefinição relativamente à evolução da situação, nomeadamente em relação aos riscos para a saúde pública, inviabilizam uma preparação adequada e atempada deste certame conforme seria de desejar; por outro lado, neste momento difícil, é necessário concentrar recursos e prioridades no combate à propagação da doença e no apoio às situações de maior vulnerabilidade social criadas pela mesma”.

Assim, e por se tratar de um “evento de grande importância para o concelho, a Câmara Municipal entendeu que esta seria a medida mais responsável a adoptar”.

João Miguel Henriques, presidente do Município, referiu: “é uma decisão difícil que preferíamos não ter que tomar mas que julgamos que todos os poiarenses deverão entender. A nossa prioridade neste momento será para o apoio às famílias e as instituições mais afectadas bem como ao sector empresarial local”.

O autarca sublinhou, ainda, que “o foco, neste momento, incide no combate à pandemia e, sobretudo, em assegurar uma resposta às adequada às diferentes situações com que os concidadãos se deparam actualmente, e ao impacto do novo coronavírus tanto ao nível de apoio social, como a nível do apoio às empresas”.

Nesse sentido, João Miguel Henriques afirmou que “a verba que iria ser despendida para a realização da Poiartes será inteiramente canalizada para as acções de salvaguarda da vida, saúde, segurança e protecção dos poiarenses, e ainda auxiliar na medida do possível a economia local, minimizando ao máximo possível os efeitos da pandemia”.

Refira-se também que, “para além do cancelamento deste certame, o Município está a analisar a viabilidade da realização de todos os outros eventos que estão programados para 2020, dada a necessidade de se garantirem as medidas de saúde pública e de segurança para as pessoas, dando como exemplo as ‘Festas de Nossa Senhora das Necessidades’, que poderão não ter também condições para ser realizar este ano, pelo menos nos mesmo moldes a que estamos habituados”.