Coimbra  17 de Janeiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares renova distinção como autarquia familiarmente responsável

4 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Poiares renova distinção como autarquia familiarmente responsável

O Município da Vila Nova de Poiares foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, com a bandeira verde por práticas amigas das famílias.

A distinção, feita pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, procura destacar as autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

A atribuição desta distinção ao Município de Vila Nova de Poiares teve por base a avaliação de um conjunto de medidas como: conciliação de vida familiar e laboral; apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura; desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; saúde; habitação; alimentação; serviços básicos; cultura e desporto.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “esta distinção, feita pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, deve-se, sobretudo, à prossecução de uma política transversal, integrada e integradora de apoio e valorização da família, dotando o concelho de respostas e programas da maior relevância nesta área”.

Refira-se que o Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 e procura criar sinergias positivas para todos os municípios nacionais, bem como dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias.

Este programa visa ainda potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros e também colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área.