Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares promoveu encontro de jovens voluntários

11 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Poiares promoveu encontro de jovens voluntários

O Município de Vila Nova de Poiares organizou, no passado fim-de-semana, o evento “Volunteers in Poiares – Our Green Future”, uma iniciativa que se inseriu no “Volunteer in Poiares; Education and Nature”, um projecto internacional de voluntariado promovido pela autarquia.

No evento reuniram-se voluntários que estão no concelho de Poiares, assim como outros de diversas nacionalidades europeias que se encontram em Portugal a desenvolver projectos de voluntariado em organizações como a Embaixada da Juventude (Paredes) e a Associação Juvenil Rota Jovem (Cascais), bem como a Associação de Estudantes da Escola 2.3/S Dr. Daniel de Matos e os Jovens Autarcas do Concelho.

De acordo com o Município de Vila Nova de Poiares, o primeiro dia da iniciativa foi marcado por temáticas como a protecção da floresta, a sustentabilidade e o combate às alterações climáticas, tendo sido apresentado um projecto desenvolvido no concelho.

Já o segundo dia do evento foi dedicado a actividades em contexto da natureza, o que proporcionou “um dia diferente aos participantes, permitindo a descoberta das potencialidades naturais e paisagísticas de Poiares”.

O presidente da Câmara Municipal de Poiares, João Miguel Henriques, esteve presente na sessão de abertura do evento, tendo destacado a “relevância desta actividade por promover a participação activa de crianças e jovens, a cidadania e o europeísmo, ao mesmo tempo que procura consciencializar a comunidade para as alterações climáticas e para a necessidade de proteger o meio ambiente e os recursos naturais”.

O autarca alertou para “a necessidade em adoptar estilos de vida mais activos e saudáveis, em particular com o recurso ao uso dos chamados meios de transporte suaves”, como é o caso da bicicleta, tendo João Miguel Henriques realçado que a Câmara Municipal lançou o programa “Poiares a Pedalar” que já vai na sua segunda edição.

De referir que o programa “Volunteer in Poiares; Education and Nature” reúne, desde Julho e até ao final deste mês, um grupo de seis jovens oriundos da Polónia, Macedónia do Norte e Roménia, que manifestaram vontade de participar no programa através dos parceiros da Câmara Municipal, nomeadamente o nomeadamente Município de Mielec, a Associação Oxygen e a Associação COSI – Civic Orientation and Social Integration, daqueles países respectivamente.