Coimbra  29 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares presta homenagem à ministra Ana Abrunhosa no feriado municipal

13 de Janeiro 2020

Nestes dias em que Vila Nova de Poiares vive um dos seus momentos altos com a 15.ª Semana da Chanfana, é igualmente importante o dia 13 de Janeiro, em que se assinala o 122.º aniversário da restauração do concelho.

O feriado municipal de Poiares celebra-se, por isso, hoje, contando, como habitualmente, com um programa próprio, promovido pela Câmara Municipal.

A convidada de honra da sessão solene deste ano é a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que será uma das homenageadas. A governante irá receber a medalha de mérito municipal grau ouro “pelo contributo que deu enquanto presidente da CCDRC a todos os municípios e o grande empenho que teve no território após os incêndios de 2017”, afirmou o presidente da Câmara, João Miguel Henriques.

“Queremos agradecer e reconhecer o empenho de Ana Abrunhosa enquanto presidente da CCDRC durante todo o processo pós-incêndios”, afirmou.

A sessão tem início pelas 10h30, no salão de Congressos do Centro Cultural de Poiares.

Na cerimónia serão, ainda, atribuídas distinções honoríficas (grau ouro) à Associação Duas Mãos, que “ajuda os animais abandonas e errantes do concelho, permitindo encontrar soluções para essas situações, desde a esterilização, vacinação e identificação”, explicou o autarca, adiantando que “graças ao trabalho da Associação tem vindo a reduzir o número de efectivos no canil municipal”.

Também Queimadela Baptista, delegado de saúde municipal, vai receber a condecoração da Câmara de Poiares, pela “muita competência e humildade com que desempenha as suas funções, co-habitando com as várias entidades”. Sara Duarte, médica e investigadora natural de Poiares, vai também receber a medalha do Município, uma vez que “tem sido distinguida por vários trabalhos nas áreas da leucemia e hematologia”.

Ainda nesta senda de homenagens, a autarquia irá distinguir o professor Gabriel Matos, que se tem destacado na área cultural, de investigação e de ensino da música tradicional portuguesa e animação local.

A par destes, e como habitualmente, também 15 funcionários do Município receberão condecorações pelos seus anos de serviço (15 anos – medalha grau bronze e 25 anos – medalha grau prata).

Este feriado municipal ficará, ainda, marcado pela inauguração da obras de recuperação das infraestruturas afectadas pelos incêndio: a zona da restauração e bar do Complexo de Piscinas da Fraga e o Parque de Merendas das Medas). Estas duas intervenções, apoiadas pelo Fundo Solidário Europeu, tiveram o custo de cerca de 132 000 euros, num total de 750 000 euros de projectos de requalificação no concelho após os incêndios.

Para além disso, a autarquia irá, ainda, inaugurar novas infraestruturas: o Centro de Convívio de Sabouga e o Centro de Recuperação Oficial de Animais.

O primeiro foi construído pela Câmara Municipal, que quis dar à aldeia de Sabouga, “uma das mais afastadas da sede do concelho e que sofre de desertificação e isolamento dos idosos, um espaço de convívio e animação, para que a população se possa sentir mais apoiada”.

Já o novo Centro de Recuperação Oficial de Animais surgiu de um projecto vencedor do Orçamento Participativo de 2018, com o valor de 25 000 euros, mas que o Executivo quis aproveitar para investir um pouco mais.

“Decidimos fazer algo mais e apoiar a construção de um espaço que serve de canil municipal e que acolhe os serviços municipais veterinários, sendo o investimento total de 80 000 euros”, revelou o presidente João Miguel Henriques.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com