Coimbra  18 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares: Investimento de 700 000 euros reforça saneamento e água

12 de Setembro 2019

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

A Águas do Centro Litoral (AdCL) anunciou, hoje, ter assinado contratos no valor de 700 000 euros referentes a reforço do saneamento e abastecimento de água no concelho de Vila Nova de Poiares.

A empreitada de execução do novo ponto de entrega de águas residuais na ETAR de Ribeira de Moinhos, vem alargar e assegurar o saneamento a mais uma zona residencial localizada na freguesia de Poiares (Santo André).

Esta obra, que representa um investimento de cerca de 27 000 euros, cria um novo ponto de recolha “em alta” ligado à ETAR de Ribeira de Moinhos, situada no município, que vai garantir o correcto tratamento das águas residuais da localidade, devolvendo a água tratada ao meio hídrico em condições ambientalmente corretas.

A ETAR de Ribeira de Moinhos, inaugurada em 2009, foi projectada para satisfazer as necessidades de tratamento das águas residuais de perto de 5 800 habitantes, produzidas nas diversas freguesias do concelho de Vila Nova de Poiares, recebendo também efluentes de fossas sépticas da região, servindo, agora, mais uma localidade.

Com vista a garantir a disponibilidade de água de qualidade para todos, foi, ainda, assinado o contrato da empreitada de execução da conduta adutora Outeiro do Crasto – Entroncamento, que vem dar resposta à necessidade, manifestada pelo Município, de abastecimento de água a novos aglomerados populacionais.

Esta obra, cujo investimento ronda os 650 000 euros, consiste na construção de uma conduta adutora, de cerca de sete quilómetros de extensão, que interligará o reservatório de Outeiro do Crasto (pertencente ao Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, da AdCL) ao reservatório do Entroncamento (instalação em “baixa”, pertencente ao Município), com a criação de um ponto de entrega de água no percurso, na zona de Vale de Viegas.

“As intervenções previstas inserem-se numa óptica de otimização energética da concepção do sistema de adução aos reservatórios que abastecem o Município, sendo de componente civil, hidráulica e electromecânica, com a instalação de nós de ligação a montante e a jusante da adução, adaptados com os devidos sistemas de controlo e regulação às infraestruturas existentes”,refere a AdCL.

“A gestão da energia é uma das prioridades estratégicas da AdCL e do Grupo AdP – Águas de Portugal, no quadro da promoção de níveis de eficiência que garantam a ecoeficiência e a sustentabilidade das suas operações de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, tendo implementado um Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE), que integra um conjunto de metas e objectivos para o período 2017-2020, que permitirá melhorar o seu desempenho energético”, acrescenta a empresa.

Para a AdCL, estes são “dois novos investimentos, em alinhamento com a missão e visão do negócio, que visam, essencialmente, a preservação do meio ambiente e da saúde pública”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com