Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares integra Rede Nacional de Coworking e Teletrabalho

1 de Julho 2021 Jornal Campeão: Poiares integra Rede Nacional de Coworking e Teletrabalho

O Município de Vila Nova de Poiares assinou, ontem (30), o acordo de cooperação para estabelecer espaços de teletrabalho no interior, passando a integrar a Rede Nacional “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”.

A assinatura, que decorreu no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), foi feita no Ministério da Coesão Territorial, na presença das ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho; e da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP), Alexandra Leitão.

Segundo o Município de Vila Nova de Poiares, “estes acordos de cooperação vão permitir o estabelecimento destes espaços de coworking, previstos no Programa de Estabilização Económica e Social, e contribuir para a dinamização dos territórios do Interior, facilitando a fixação e atracção de pessoas e empresas, ao mesmo tempo que diminui a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica”.

Para a autarquia, “o teletrabalho e o coworking assumem particular importância para os territórios de baixa densidade na redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre regiões”.

A rede agora constituída, alinhada com os objectivos do Programa de Valorização do Interior, pretende incentivar a fixação de pessoas no interior do país e promover a partilha de experiências e ideias entre trabalhadores de vários contextos e origens.