Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares inaugurou novas instalações dos Serviços Sociais e Educação

28 de Abril 2021 Jornal Campeão: Poiares inaugurou novas instalações dos Serviços Sociais e Educação

As novas instalações dos Serviços Sociais e Educação do Município de Vila Nova de Poiares foram inauguradas, no sábado (24), pela secretária de Estado da Acção Social, Rita da Cunhe Mendes.

As novas instalações localizam-se no edifício contíguo aos Paços do Concelho, no local onde funcionaram os serviços de Tesouraria da Fazenda Pública da repartição de Finanças de Vila Nova de Poiares, e que estava há vários anos inutilizado.

Recorde-se que o espaço foi solicitado à Administração Central e, concretizada a cedência, no âmbito do processo de transferência de competências para a Administração Local, o Município realizou as respectivas obras de recuperação e requalificação do espaço, transferindo para aquele local os seus Serviços Sociais e Educação.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, aproveitou a presença da representante do Governo para reiterar o pedido de reforço da contrapartida proposta pela Administração Central, no âmbito da transferência de competência em matéria de Acção Social que, para além de um novo recurso humano se compromete a transferir uma verba que ronda os 3 400 euros anuais, o que, na sua opinião “é demasiado redutor e que fica muito aquém do necessário para dar resposta às necessidades da população, indicando que o Município tem já um custo muito superior, mesmo sem as competências transferidas”.

Já a secretária de Estado, Rita da Cunha Mendes, respondeu que a contrapartida proposta não é negociável, baseando-se em critérios iguais para os diferentes municípios e que incidem no que são as transferências sociais anuais já assumidas pela segurança social, no último ano. No entanto, afirmou-se disponível para encontrar outras formas de apoio e cooperação em áreas que possam complementar a qualidade de resposta social disponível no concelho.

A mesma responsável manifestou ainda a vontade de acompanhar mais de perto a acção dos serviços agora instalados num novo local, com mais e melhores condições. O repto foi prontamente aceite pelo presidente da Câmara Municipal, convidando a secretária de Estado para uma visita ao concelho e às suas IPSS’s para comprovar em ‘in loco’ a dinâmica e acção de trabalho destas respostas sociais.

Neste espaço, devidamente requalificado e renovado, passam a funcionar quatro áreas – Acção Social (atendimento e acompanhamento); GIP – Gabinete de Inserção Profissional; CPCJ – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco; e ainda a área da Educação.