Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares honra Nossa Senhora das Necessidades

10 de Agosto 2018 Jornal Campeão: Poiares honra Nossa Senhora das Necessidades

As tradicionais festas de Vila Nova de Poiares, em honra de Nossa Senhora das Necessidades, têm início este sábado (11) e vão prolongar-se até segunda-feira (12).

Adelaide Ferreira, Emanuel, Ruizinho de Penacova e o Grupo AF são os cabeças de cartaz de uma festa que reúne todo o concelho na celebração da sua padroeira. Esta, aliás, já foi uma maiores romarias do distrito de Coimbra, e apesar das dificuldades, a sua realização tem-se mantido ano após ano, com organização da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares e apoio da Câmara Municipal.

Com entradas livres, os motivos de atracção ao recinto junto à capela de Nossa Senhora das Necessidades (em frente ao antigo hospital) são, uma vez mais, muitos e variados.

A vertente religiosa funde-se com a profana para atrair milhares de pessoas, poiarenses, emigrantes e não só, a esta festa tão característica. Muitos aproveitam esta altura para se deslocar à Vila, honrar a sua padroeira e participar nos festejos.

Assim, nos próximos dias, além da música, haverá as tradicionais Eucaristias, bem como a missa solene com homilia (no domingo, pelas 17h00), seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora. Pelas ruas da vila vão em cortejo religioso representantes das igrejas e capelas do concelho; a Filarmónica Fraternidade Poiarense; Filarmónica União Taveirense; a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários, bem como o Agrupamento 711 dos Escuteiros, que farão a orientação da procissão.

Já na vertente de entretenimento da festa, no recinto, além da animação musical variadas, vai ser possível encontrar as habituais tasquinhas, com a melhor gastronomia da região; bares; espaços de venda de pão com chouriço e farturas, além da tradicional quermesse.

Para animar os visitantes, que se esperam em grande número, estará instalada uma pista de automóveis.

 

PROGRAMA

Sábado (11)

10h00 – Música gravada no arraial

21h00 – Missa vespertina na capela

22h30 – Banda VIP

23h30 – Adelaide Ferreira

Domingo (12)

10h00 – Filarmónica Fraternidade Poiarense

11h00 – Missa na igreja matriz com celebração de baptismo

17h00 – Missa solene com homilia seguida de procissão

22h00 – Ruizinho de Penacova

23h30 – Emanuel

Segunda-feira (13)

19h00 – Missa na capela de Nossa Senhora das Necessidades

22h00 – Grupo AF