Coimbra  15 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares felicitou aprovação do estudo para alternativa à Estrada da Beira

9 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Poiares felicitou aprovação do estudo para alternativa à Estrada da Beira

O Executivo de Vila Nova de Poiares felicitou a decisão da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que aprovou o lançamento do concurso público para a elaboração do estudo de viabilidade para a implementação de uma alternativa à EN-17, com ligação da A-13 ao IP-3/IC-6.

Todos os vereadores congratularam o “desencravar” do processo, que é há muito reivindicado por autarcas e populações, cujo desenvolvimento “poderá finalmente resolver o problema das acessibilidades do concelho e da região”, disse a autarquia.

Este “é um importante passo, na concretização desta solução, mas é apenas a primeira fase, que permitirá desenvolver o estudo de viabilidade técnica”, afirmou João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal.

Ainda assim, o edil espera “que não haja mais areia na engrenagem e que o processo possa decorrer o mais rapidamente possível, a fim de concretizar aquele que é um dos maiores anseios dos poiarenses e de toda a região”, acrescentou.

O autarca, que fez um histórico de todo o processo, não deixou de sublinhar o carácter solidário de todas as câmaras da Região de Coimbra que se associaram à defesa desta ligação, que já foi declarada como um investimento estratégico nacional e incluída no Plano Nacional de Investimentos e no Plano de Recuperação e Resiliência.

O procedimento já foi submetido na plataforma de compras públicas e tem como objectivo a contratação da equipa que irá desenvolver o estudo de viabilidade e, desta forma, poder avaliar as condições para a execução de uma via que possa constituir uma alternativa à EN-17, a Sul do rio Mondego, que irá ligar o nó de Ceira da A13 à Ponte Velha (Lousã), incluindo também a ligação de Vila Nova de Poiares ao IP-3/IC-6.