Coimbra  6 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares: Câmara investe dois milhões em saneamento e água

18 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Poiares: Câmara investe dois milhões em saneamento e água

A Câmara de Vila Nova de Poiares está a investir dois milhões de euros na substituição da rede de abastecimento de água em vários locais do concelho, segundo anunciou, hoje, a autarquia.

O Município presidido por João Miguel Henriques afirma que a rede de água está “obsoleta e com constantes rupturas”, aproveitando a autarquia para fazer também a instalação ou a renovação da rede de saneamento básico.

“Em Mucela, está praticamente concluída a intervenção, onde foi substituída toda a rede de abastecimento de água e águas pluviais, faltando apenas a aplicação de tapete betuminoso nos arruamentos”, adianta.

Em Vale de Vaíde, a obra de substituição da rede de abastecimento de água e saneamento e a aplicação de tapete betuminoso “está já em estado avançado de execução”, enquanto idênticos trabalhos começaram na Póvoa da Abraveia.

“A curto prazo, irão ainda arrancar as obras em Lombada e Cabeço de Celas, com substituição da rede de abastecimento de água, instalação de rede de saneamento básico e águas pluviais e aplicação de tapete betuminoso”, segundo refere a autarquia.

A Câmara Municipal “prevê para breve o início dos trabalhos que implicarão a instalação da rede de abastecimento de água, águas pluviais e aplicação de tapete betuminoso” em Vale de Vaz, Castro e Ventosa, “obras há muito aguardadas” pelas populações.

“Este investimento só agora é possível, após a aprovação no final do ano passado pelo Tribunal de Contas do Plano de Ajustamento Municipal”, na sequência da adesão da autarquia ao Fundo de Apoio Municipal, explica João Miguel Henriques.

No orçamento da Câmara de Vila Nova de Poiares para 2017 está inscrita uma verba de 2,3 milhões de euros para o abastecimento de água e 856 000 euros para o saneamento básico, investimentos “definidos como a principal prioridade” pelo Executivo.

Ainda este ano, serão remodeladas as condutas adutoras de São Pedro Dias, Sobreira Redonda, São Miguel e Vila, bem como as condutas de abastecimento de água no Soito, Risca Silva, Paço e Olho Marinho, que também necessitam de “uma intervenção rápida e profunda” e que totalizam mais de 417 000 euros de investimento.

“São intervenções que terão necessariamente de contar com o apoio dos fundos estruturais europeus para a sua concretização”, refere a autarquia.