Coimbra  23 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares assinalou Dia Mundial do Rock com mural dedicado a Phil Mendrix

16 de Julho 2021 Jornal Campeão: Poiares assinalou Dia Mundial do Rock com mural dedicado a Phil Mendrix

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares assinalou o Dia Mundial do Rock, que se comemora a 13 de Julho, com a apresentação de um moral evocativo de Phil Mendrix, nome artístico de Filipe Mendes.

Da autoria do artista plástico David Fernandes, a pintura eterniza o guitarrista, que tinha fortes ligações familiares na aldeia de Venda Nova, num local onde chegou a tocar por mais que uma vez, nomeadamente no palco do recinto de festas da União Recreativa de Santa Luzia (Venda Nova e Moinhos).

Esta iniciativa, que teve o apoio da Associação Phil Mendrix, Junta de Freguesia de São Miguel e da associação local, reuniu familiares e fãs do músico e contou com um espectáculo dedicado ao rock por alunos da Academia de Música Gabriel Matos.

O presidente do Município de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, destacou “a forte ligação do Phil ao concelho e à aldeia da Venda Nova a que regressava sempre que podia, sendo alguém cuja simplicidade, cumplicidade e amizade eram assinalados pelos seus familiares, amigos e por todos os que privaram de perto”.

Recorde-se que Phil Mendrix, nome artístico de Filipe Alberto do Paço d’Oliveira Mendes, foi, a título póstumo, agraciado com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro pelo Município de Vila Nova de Poiares, tendo ainda sido inaugurado um memorial no Centro Cultural de Poiares com um mosaico de guitarra eléctrica, a 10 de Novembro, dia do seu nascimento.

Para a Câmara Municipal, “o seu talento e o lado inovador na forma de abordar a guitarra, com um estilo próximo do de Jimi Hendrix e razão pela qual ganhou o nome artístico de Phil Mendrix, tornou Filipe Mendes um verdadeiro militante da causa rock em Portugal”.