Coimbra  18 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

25 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Poiares assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Município de Vila Nova de Poiares, no âmbito do projecto de parceria “6 em rede” assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres com a colocação no jardim municipal de um conjunto de placas com frases reais de vítimas identificadas por denúncia.

Ao todo são 20 placas com outras tantas frases que, de acordo com João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, “pretendem alertar e sensibilizar a população para a importância crescente deste tipo de violência e combater a tendência para esconder ou desculpar comportamentos agressivos e/ou violentos”.

O mesmo responsável sublinhou a relevância deste projecto que surge da parceria criada pela Rede Intermunicipal de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, designada “6 em rede” e que é constituída pelos municípios de Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Pampilhosa da Serra e Penacova, realçando “a preocupação destes municípios com um problema que não se restringe aos limites territoriais de um concelho e que, por isso, exige medidas intermunicipais e articulação entre os diversos parceiros e agentes de protecção e apoio às vítimas”, afirmou.

Este projeto pretende desenvolver um modelo de trabalho em rede, itinerante e flexível perspectivando um acompanhamento de proximidade com as comunidades. O objectivo é ir mais além do simples ‘espaço físico’ de um gabinete, assumindo-se a importância de uma disponibilidade técnica permanente, atenta e profissional para apoio directo a quem dele carece.

“Só desta forma conseguimos proporcionar o atendimento, apoio, protecção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica por forma a lhes conferir respostas personalizadas, multidisciplinares e especializadas”, acrescentou.

A campanha teve início, de forma simbólica, na altura em que se assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, e irá permanecer no Jardim Municipal até 27 de Novembro, como forma de sensibilizar e alertar para a importância desta problemática.

 

rebentos_esperanca (2)