Coimbra  4 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poder Local: José Belo recomenda auditoria à CMC

20 de Junho 2017 Jornal Campeão: Poder Local: José Belo recomenda auditoria à CMC

O vereador José Belo (PSD) preconizou, hoje, a realização de uma auditoria interna por parte da Câmara Municipal de Coimbra.

O autarca, jurista, invocou conveniência de “avaliar a eficácia dos controlos, dos métodos e procedimentos usados, ao longo deste mandato”, no âmbito do relacionamento entre a principal autarquia de Coimbra e juntas de freguesias.

Trata-se de uma auditoria que permita dizer “nunca mais” ao que está acontecer e capaz de evidenciar e responsabilizar se alguém tiver posto do avesso a boa prática política e o bom senso indispensáveis à aplicação da lei, disse o vereador ao “Campeão”.

José Belo aludiu a propostas da Junta da União de Freguesia de Trouxemil / Torre de Vilela, “devidamente informadas pelo serviço competente”, vincando que elas estarão “a dormir o sono dos justos numa qualquer gaveta de uma secretária (…) do gabinete” de Manuel Machado.

Neste contexto, o edil referiu-se a outras autarquias “a poderem queixar-se do mesmo, nomeadamente as de Souselas / Botão e de Santa Clara / Castelo Viegas”.

“A descentralização administrativa e a delegação de competências são tudo menos isso; com esta forma de relacionamento entre autarquias e autarcas, julgo que não se concretiza a aproximação dos cidadãos, não se promove a coesão territorial e o reforço da solidariedade, bem como o aumento da melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações”, opinou o vereador social-democrata.