Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Plural+Udifar de Coimbra traça novas metas de sustentabilidade ambiental

30 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Plural+Udifar de Coimbra traça novas metas de sustentabilidade ambiental

A Plural+Udifar, grossista no circuito do medicamento, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao estabelecer novas metas a longo prazo, com o objectivo de orientar e impulsionar acções nessa área.

A empresa prossegue com a ambição de ser cada vez mais sustentável e amiga do ambiente, continuando a investir em soluções inovadoras, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos.

As novas metas para 2030 são um pilar fundamental da estratégia Ambiental, Social e de Governança para a Plural+Udifar. Os objectivos ambientais da empresa estão alinhados com as áreas de acção climática e resiliência e o cronograma da agenda 2030 fará com que esteja alinhada e ajude a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

“O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais e o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável vai resultar de um trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. A Plural+Udifar quer continuar a trabalhar diariamente da forma mais ecológica possível e compromete-se a alcançar novas metas e objectivos para ser cada vez mais verde e para contribuir fortemente para a preservação do meio ambiente. Atitudes Simples, Grandes Mudanças”, afirmou Miguel Silvestre, presidente do Conselho de Administração.

A monitorização das acções vai permitir que, todos os anos, se estabeleçam novos objectivos de desempenho e se implementem medidas de melhoria. A concretização e o compromisso com a sustentabilidade ambiental, nomeadamente com o uso responsável de recursos naturais, emissões e resíduos são assegurados em ciclos anuais de planeamento, implementação, verificação e revisão da estratégia.

No ano de 2020, a Plural+Udifar alcançou vários objectivos como a produção de energia verde para autoconsumo, redução das emissões de CO2 através da aquisição de novas viaturas eléctricas, adesão à documentação electrónica e recolha e reciclagem dos resíduos resultantes da sua actividade que no seu conjunto contribuíram para o tão desejado equilíbrio ambiental que a Plural+Udifar pretende alcançar.

Cerca de 1/4 da energia consumida foi produzida pelos 850 painéis fotovoltaicos, fonte de energia verde, instalados na cobertura do edifício sede da Plural+Udifar em Coimbra.Em 55.500 kms percorridos pelas viaturas de transporte de medicamentos 100% eléctricas obteve-se uma redução de 6.216 kg na emissão de CO2Foram recolhidos e encaminhados para a reciclagem cerca de 163 545 kg de plástico e cartão resultantes da sua actividade em todas as plataformas de Norte a Sul do país. Cerca de 257m3 de água utilizada na rega das plantas e árvores plantadas no espaço exterior do edifício, sede em Coimbra, é proveniente das águas retidas na Bacia de Retenção de Águas Pluviais. Este aproveitamento das águas pluviais constitui uma medida de enorme alcance, uma vez que reduz significativamente a utilização de água potável e da rede pública. Foi implementada diante das Farmácias uma campanha de adesão à documentação electrónica que tem como objectivo a redução do papel.