Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Plataforma europeia de oftalmologia coordenada a partir de Coimbra

8 de Março 2024 Jornal Campeão: Plataforma europeia de oftalmologia coordenada a partir de Coimbra

A Rede Europeia de Centros de Investigação Clínica em Oftalmologia (EVICR.net), coordenada a partir de Coimbra pela AIBILI, acaba de conquistar o seu primeiro marco, ao atingir os 1.000 primeiros data sets, número necessário para o primeiro estudo de investigação em Degenerescência Macular Ligada à Idade realizado na Eye Platform da EVICR.net.

Os datasets são constituídos essencialmente por ficheiros de imagem que irão formar uma grande base de dados que pode ser consultada por investigadores na área da oftalmologia através de uma plataforma, Eye Platform, criada para o efeito.

“A Eye Platform  é um projecto que muito nos orgulha, tal como a obtenção dos 1.000 datasets do primeiro estudo, o que nos diz que os centros clínicos da rede percebem a importância de um projecto que permite a recolha, organização e reutilização de dados oftalmológicos anonimizados, a nível europeu”, afirma Conceição Lobo, presidente da AIBILI.

“A existência de uma base de dados estruturada com um número significativo de imagens e patologias permite a realização de mais investigação, nomeadamente no desenvolvimento e validação de modelos de inteligência artificial, com o propósito de melhorar os cuidados de saúde”, conclui.

A rede europeia EVICR.net é composta por 95 centros de 16 países e tem como objectivo reforçar a capacidade da União Europeia para estudar doenças oftalmológicas e desenvolver e optimizar a utilização de estratégias de diagnóstico, prevenção e tratamento em oftalmologia. Para este primeiro estudo, a AIBILI, como coordenadora, recebeu dados de 25 centros.

Um dos conceitos chave desta plataforma é a recolha e a reutilização de dados que permite evitar a duplicação de estudos e optimização de recursos ao mesmo tempo que responde aos requisitos de privacidade, segurança e regulatórios associados à partilha de dados.

A Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI) é uma organização de investigação tecnológica na área da saúde dedicada ao desenvolvimento e investigação clínica de novos produtos para terapia médica e diagnóstico por imagem. É uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1989, estabelecida para apoiar a investigação translacional e a transferência de tecnologia na área da saúde.

A AIBILI é um Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) na área da saúde da Rede Nacional do Ministério da Economia. Este reconhecimento identifica a AIBILI como o parceiro facilitador entre as instituições científicas, as empresas e a indústria, com o objectivo de trazer novas soluções para o mercado da saúde.