Coimbra  14 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Plano de vacinação está a “correr bem” em Coimbra

16 de Março 2021 Jornal Campeão: Plano de vacinação está a “correr bem” em Coimbra

O plano de vacinação em Coimbra “está a correr bem”, segundo o ponto de situação feito por José Luis Biscaia, director do Agrupamento de Centro de Saúde Baixo Mondego.

Os grupos de profissionais considerados prioritários na primeira fase já receberam a vacinação completa, os lares e as Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) também – cerca de 40 instituições que representam quase duas mil pessoas – e, relativamente à população prevista nesta segunda fase, já foram vacinados, com a primeira dose, 5 034 idosos com mais de 80 anos e 1 804 pessoas com mais de 50 anos e morbilidades associadas.

José Luís Biscaia fez, ontem (15), um ponto de situação sobre a vacinação da população do concelho de Coimbra, no decorrer da reunião do CMSC.

O director do ACeS adiantou que, relativamente à primeira fase, “estão vacinadas todas as cotas nacionais dos vários grupos considerados prioritários, Bombeiros, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa”, referindo que ainda foi possível vacinar os profissionais e colaboradores do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra, a equipa

do Laboratório da Universidade de Coimbra que faz os testes e os profissionais de saúde do ACeS Baixo Mondego. “Todos esses foram vacinados no contexto do nosso ACeS e já têm as segundas doses completas”, avançou, recordando que as equipas de apoio de retaguarda nacionais foram também vacinadas em Coimbra.

O director do ACeS indicou, também, que “neste momento, os lares e ERPI estão todos vacinados. São cerca de 40 instituições com vários edifícios e que representam quase 2000 pessoas. Estão todos vacinados, os profissionais e os colaboradores, com todas as segundas doses”.

Contudo, referiu, existem “algumas pontas soltas, que têm a ver com pessoas que na altura, devido a surtos, não acabaram a vacinação, mas está a ser resolvido”.

No que diz respeito à vacinação da população, José Luís Biscaia adiantou que essa teve início há cerca de três semanas, e é actualmente dirigida a dois grupos: os com mais de 80 anos e os que tem entre 50 e 79 anos com morbilidades identificadas.

José Luís Biscaia concluiu que a vacinação está a correr “bastante bem em Portugal”. “Neste momento, estamos num bom nível relativamente à Europa, no que estamos a conseguir fazer com as vacinas que temos”, salientou.

“A leitura é positiva, está a correr bem”, concluiu o director do ACeS, relembrando a todos que “o centro de vacinação de Coimbra está instalado no Pavilhão Municipal Mário Mexia, foi criado em colaboração com a Câmara Municipal” e uma presença diária de cerca de 20 enfermeiros, seis médicos,

três secretários clínicos e mais um conjunto de alunos internos, a tempo inteiro.

Recorde-se que ontem (15) foi apresentado o Perfil Municipal da Saúde, referente à primeira fase da Estratégia Municipal de Saúde, cujo trabalho se iniciou em Março de 2020, ainda antes da pandemia da covid-19, em articulação entre a Câmara de Coimbra e uma equipa de investigação contratada do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra.

O objectivo da Estratégia Municipal de Saúde “é aumentar a esperança de vida, incentivar a qualidade de vida e continuar a desenvolver as políticas que permitiram, por exemplo, que Coimbra seja um dos municípios do país onde a taxa de mortalidade infantil mais reduziu no país e na Europa”, salientou Manuel Machado.