Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Plano de Pormenor da Estação de Coimbra com debate no dia 24 de Maio

19 de Maio 2023 Jornal Campeão: Plano de Pormenor da Estação de Coimbra com debate no dia 24 de Maio

No decurso do período de participação pública sobre o Plano de Pormenor da Estação de Coimbra vai realizar-se no próximo dia 24 de Maio, às 14h30, no Auditório Laginha Serafim – Pólo II/Departamento Engenharia Civil, um debate com a presença do arquitecto catalão Joan Busquets.

À semelhança do que sucedeu na sessão de apresentação do projecto, a 18 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão será aberta à participação de todos e vai ser transmitida online na página do Facebook e no canal de YouTube da Câmara Municipal de Coimbra.

A sessão de 24 de Maio será aberta à participação de todos e prevê um período de debate no alinhamento da cerimónia, para além das intervenções das forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Coimbra e do seu presidente, Luís Marinho, do presidente da Cãmara de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, bem como da vereadora Ana Bastos.

A sessão contará também com a participação do autor do projecto, o arquitecto catalão Joan Busquets e esta iniciativa vai integrar ainda os comentários dos arquitectos José António Bandeirinha e Luís Paulo Sousa, e do engenheiro Álvaro Seco.

Recorde-se que, em Janeiro passado, Joan Busquets apresentou o projecto que estabelece as bases para o Plano de Pormenor da nova Estação, o qual prevê uma nova estação intermodal, que contempla uma estação num edifício em ponte, espaço para uma nova gare rodoviária (a actual está na Avenida Fernão de Magalhães) e repensa a ligação de toda a zona poente de Coimbra à zona central da cidade, nomeadamente à Baixa.

Joan Busquets propõe três edifícios que sirvam como pontos de referência e de diálogo com o resto da cidade, com espaços de escritórios ou habitações. O plano prevê, ainda, uma ligação entre pequenos pontos de zonas verdes com a Mata Nacional do Choupal e um corredor verde por baixo do viaduto do IC2, na zona da Casa do Sal, tornando mais fácil a ligação pedonal ou de bicicleta à futura Estação, que tanto poderá ser feita por essa zona como a partir do passeio ribeirinho, junto ao Mondego e que passa depois perto do Choupal, onde se prevê um outro aproveitamento do espaço público.

Já está também decidido que Coimbra vai dispor dos serviços de alta velocidade directamente na nova Estação, tendo a Câmara e a IP celebrado um protocolo de cooperação para a elaboração de estudos para o PPEC.

Refira-se que até 29 de Maio está a decorrer o período de participação preventiva do PPEC, destinado à formulação de sugestões e apresentação de informações sobre questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de elaboração do plano. A participação pública pode ser formalizada por escrito, dirigida ao presidente da CM de Coimbra, e enviada para o endereço postal, por correio electrónico (geral@cm-coimbra.pt) ou entregue nos postos de atendimento da Câmara Municipal, no Mercado Municipal D. Pedro V.

O processo está disponível para consulta no website da autarquia e, mediante marcação prévia, na Divisão de Estudos e Projectos Estratégicos (Praça 8 de Maio, nº 37, Coimbra) nos dias úteis, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.