Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Planetário da Universidade oferece sessão especial para os namorados

14 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Planetário da Universidade oferece sessão especial para os namorados

Como no tão falado filme “La La Land”, também na vida real os casais de apaixonados poderão apreciar as estrelas do céu, no Planetário da Universidade de Coimbra, que oferece uma sessão especial, hoje, pelas 18h30.

O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) propõe uma sessão especial de “trinta minutos íntimos com o infinito”, com entrada gratuita, que pretende inspirar os namorados neste dia de São Valentim.

Nuno Peixinho, astrónomo do OGAUC, observa que “num rápido olhar, os céus parecem-nos caóticos, porém, não é possível olhá-los tranquilamente sem sentir a sua harmonia nem projectar sonhos. Foi assim ao longo da História da Humanidade, escrevendo na esfera celeste constelações e mitologias, e dela obtendo inspirações e poesias”.

Além disso, observar os céus “não se reduz a um acto de curiosidade científica, é também, e será sempre, um acto de espanto, uma apreciação do belo e uma abertura de nós próprios ao Mundo. E quanto mais nos abrimos para o Mundo mais nos abrimos para os outros, particularmente àqueles que amamos e com os quais num sereno silêncio conseguimos infindáveis partilhas”, realça.

“Se São Pedro não nos ajuda com a meteorologia para inspirar os amantes, nós com o Planetário da Universidade de Coimbra, fazêmo-lo neste dia de São Valentim”, brinca o astrónomo.