Coimbra  26 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PJ deteve incendiários em Viseu e Vila Velha de Ródão

28 de Junho 2017 Jornal Campeão: PJ deteve incendiários em Viseu e Vila Velha de Ródão

A Directoria de Coimbra da Polícia Judiciária (PJ) anunciou, hoje, a detenção de dois homens, pela presumível prática de crime de incêndio florestal, um no concelho de Viseu e outro no de Vila Velha de Ródão.

No concelho de Viseu, o detido, de 56 anos, casado e reformado, sendo suspeito da prática de três crimes de incêndio florestal, nos dias 22 e 23 de Junho, em terrenos povoados com pinheiro bravo e pasto seco, tendo ardido uma área conjunta de cerca de 1,4 hectares.

A Polícia Judiciária, que refere ter contado com a colaboração da GNR de Viseu, adiante que o suspeito “actuou num quadro de alcoolismo e utilizou um isqueiro para atear os incêndios”.

Presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas, ficou sujeito a prisão preventiva.

No concelho de Vila Velha de Ródão o detido é um jovem, de 16 anos, estudante, e terá ateado, no dia 22 de Junho, um incêndio florestal em terrenos povoados com pinheiro bravo denso, tendo ardido uma área diminuta dado que os bombeiros se encontravam a combater um outro incêndio ali perto e procederam à sua extinção de imediato.

A Polícia Judiciária, que refere ter contado com “a colaboração activa e empenhada” da GNR de Vila Velha de Ródão, adiante que o jovem ateou o incêndio atirando uma ponta de cigarro incandescente para as ervas secas, altas, existentes junto à sua residência.

O detido foi presente às autoridade judiciária competente, tendo ficado sujeito a termo de identidade e residência.

No corrente ano, a Polícia Judiciária já identificou e deteve 26 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.