Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pista de ciclismo BMX mostra que Coimbra tem pedalada

25 de Abril 2021 Jornal Campeão: Pista de ciclismo BMX mostra que Coimbra tem pedalada

O presidente da Câmara de Coimbra assinalou, hoje, que a cidade faz requalificação ambiental ao inaugurar a pista de ciclismo BMX nos Campos do Bolão, cerimónia que decorreu sob intensa chuva.

Para Manuel Machado, Coimbra mostra que “tem pedalada”, com espaços de ciclismo para novos e seniores (ciclovias), e que a cidade a cidade “está a acordar” com “determinação e vontade de vencer o maligno”, não tendo ficado parada.

A pista de BMX, nos Campos do Bolão, na qual a Câmara Municipal de Coimbra investiu mais de 300 000 euros foi uma obra efectuada pela empresa Edibeiras, Edifícios e Obras Públicas das Beiras, Lda.

A infraestrutura tem uma pista principal, com respectiva rampa de saída de cinco metros de altura, três curvas, quatro rectas (sendo a segunda dupla), meta e zona de desaceleração.

Na zona de rectas há um acabamento em pó-de-pedra bem compactado, enquanto nas curvas e pontos de chegada de saltos, assim como ao longo da rampa de partida, a superfície é acabada com tapete betuminoso, reduzindo as necessidades de manutenção e a degradação destes locais que estão naturalmente mais sujeitos ao desgaste.

O recinto possui ainda uma pista de aquecimento e treino de juniores, composta por duas curvas e duas rectas executadas em saibro, à excepção das curvas, tal como na pista principal.

A envolvente à pista de BMX foi intervencionada no sentido de concretizar um percurso pedonal contínuo desde a estação ferroviária (Coimbra-B) até à zona de bosquete/parque de merendas existente mais a Norte.

Este projecto foi desenvolvido em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, de modo a garantir que a pista tivesse as condições adequadas à prática desportiva, bem como à realização de provas oficiais desta modalidade. Com este recinto Coimbra pretende ser parte integrante do crescimento do BMX em Portugal, alavancando a criação de um pólo nacional na região Centro.