Coimbra  22 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Piódão vai ter fibra óptica de última geração e ‘Wi-Fi’ gratuito

8 de Julho 2019

A aldeia histórica do Piódão, em Arganil, vai beneficiar de rede de fibra óptica de última geração e de ‘wi-fi’ gratuito nas ruas, em resultado do protocolo de colaboração celebrado entre a Associação das Aldeias Históricas de Portugal e a Altice Portugal.

O documento foi assinado na passada sexta-feira, dia 05 de Julho, na aldeia histórica de Castelo Rodrigo.

Este investimento tecnológico vai dotar a aldeia do Piódão de uma cobertura de fibra óptica idêntica, ou mesmo superior, à da área metropolitana de Lisboa, Porto ou Braga, conforme confirmou a operadora.

Desta forma, residentes, empresas e turistas vão poder navegar na Internet, de forma gratuita, com velocidades até 200 Megabites por segundo.

Conforme refere Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, este é “um projecto de grande importância para visitantes e residentes, que vem impulsionar o desenvolvimento e a inovação do Piódão, uma das maiores atracções do concelho e da região”, acrescentando, ainda, que propõe-se “a reduzir as assimetrias regionais, a democratizar o acesso às tecnologias e a dinamizar a actividade económica do território, permitindo abrir ainda mais o Piódão ao mundo”.

Na cerimónia oficial da formalização da parceria e da apresentação do projecto estiveram presentes Luís Almeida, vereador da Câmara Municipal de Arganil; Pedro Siza Vieira, ministro da economia; João Catarino, secretário de estado da Valorização do Interior; Alexandre Fonseca, presidente do executivo da Altice Portugal; e, ainda, os representantes dos restantes municípios integrados da Rede das Aldeias Históricas.

Prevê-se que o projecto, superior a um milhão de euros e integrado no AHP SmartLands, apoiado pelo Programa Valorizar com 650 000 euros, esteja implementado até Setembro de 2019, dotando com fibra óptica cerca de 6 000 casas das 12 Aldeias Históricas, distribuídas por 10 municípios no Interior Centro de Portugal.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com