Coimbra  16 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pianista Bernardo Santos apresenta obras no Convento São Francisco

23 de Julho 2023 Jornal Campeão: Pianista Bernardo Santos apresenta obras no Convento São Francisco

Bernardo Santos vai tocar Ruy Coelho no sábado, dia 29, pelas 18h00, no Foyer do Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF), num concerto gratuito de lançamento do seu CD “Promenades”. O pianista escolheu o repertório para piano de Ruy Coelho, conhecido maioritariamente como compositor de obras para orquestra, sinfonias, óperas e bailados, por este assumir grande importância na sua produção global, em quantidade e qualidade, uma vez que foi o instrumento de formação de Ruy Coelho.

“Actualmente, o parco reconhecimento de Ruy Coelho como compositor para piano deve-se, principalmente, à escassa edição musical das suas obras para este instrumento e a estas estarem hoje fora do mercado”, explica Bernardo Santos, adiantando, contudo, que ao longo do século passado as suas obras foram interpretadas por muitos pianistas nacionais e estrangeiros. “Estas gravações, tal como as partituras publicadas, estão hoje fora do mercado”, acrescenta o pianista, concluindo: “as obras incluídas neste CD representam apenas uma fracção da totalidade da sua música para piano, mas demonstram essa versatilidade descrita pelo compositor”.

Bernardo Santos tem-se apresentado regularmente em concertos a solo, em música de câmara e com orquestra em mais de 20 países. Conta com vários concertos transmitidos e gravados para a rádio Antena 2 e Rádio MEC e o “The Guardian” descreveu-o como um prodígio virtuoso.

Bernardo Santos tem conciliado a sua carreira artística com investigação em música portuguesa do século XX. Recentemente, foi responsável por leccionar master classes em diversas escolas e universidades em Portugal, Brasil, Colômbia, Malásia, México e Vietname.

Formado pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, Ljubljana Academy of Music, Conservatori del Liceu e pela Universidade de Aveiro (Prémio Município de Aveiro), Bernardo estudou com Dubravka Tomšič, Deniz Arman Gelenbe, Josep Colom e Álvaro Teixeira Lopes, tendo iniciado o seu percurso no piano com Klara Dolynay.