Coimbra  19 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Perímetro de segurança na Baixa de Coimbra reaberto após fuga de gás

1 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Perímetro de segurança na Baixa de Coimbra reaberto após fuga de gás

O perímetro de segurança que tinha sido criado na Baixa de Coimbra, na sequência de um rompimento de uma conduta de gás, já foi reaberto, disse fonte da Câmara Municipal.

O rompimento de uma conduta de gás na Rua Direita, na sequência de obras que decorrem no local, tinha levado ao início da tarde de hoje à criação de um perímetro de segurança que impediu a circulação de peões junto à Praça 8 de Maio, onde fica situada a Câmara Municipal de Coimbra, e ruas envolventes.

De acordo com fonte do Município, o perímetro de segurança foi reaberto por volta das 15h45, após ter sido cortado o gás e terem sido feitas medições na atmosfera na zona afectada.

Segundo a mesma fonte, a conduta não terá sido perfurada, mas, devido à trepidação provocada pela obra, “ter-se-á soltado uma ligação entre dois canos”, o que levou a uma grande libertação de gás para a atmosfera, que chegou a ser audível e que levou à criação de um perímetro de segurança.

O perímetro de segurança envolveu o corte da circulação no início da Rua da Sofia, no início da Rua Visconde da Luz, para além das ruas da Moeda, do Corvo, da Louça e Rua Direita.

Fonte do Município de Coimbra referiu ainda que, em princípio, não se registam danos materiais, para além da danificação na conduta de gás, cujo arranjo está a ser efectuado, podendo ser restabelecido dentro de pouco tempo o abastecimento de gás na zona.

O alerta para a ocorrência foi dado às 14h16 e no local estiveram 26 operacionais apoiados por nove veículos dos Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários, PSP de Coimbra e Polícia Municipal.