Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Percursos pedestres de Vila Nova de Poiares oficialmente inaugurados

6 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Percursos pedestres de Vila Nova de Poiares oficialmente inaugurados

Vila Nova de Poiares tem a partir de agora três percursos pedestres no concelho: Viver o Alva, Ribeira de Poiares e Serra do Carvalho, num total de cerca de 30 quilómetros.

Para assinalar o momento, João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, juntamente com vereadores, autarcas, entidades locais e representantes de colectividades descerraram três placas informativas dos diferentes percursos na Moura Morta, no Jardim de Homenagem ao Poiarense e no Carvalho, culminando com a apresentação do vídeo promocional preparado pelo Município para divulgar esta nova oferta turística e desportiva, no Louredo Natura Parque.

O percurso da Ribeira de Poiares oferece duas possibilidades. Um percurso principal com 7,6 quilómetros, e um outro de 11,1 quilómetros, graças às suas variantes. Os pontos de partida e chegada são o Jardim de Homenagem ao Poiarense e o Louredo Natura Parque, passando pela Ponte Romana, Moinho da Rosa, Lagar fundeiro, Cascata da Ervideira e rio Mondego.

Já o percurso da Serra do Carvalho, tem como pontos de partida e chegada o Louredo Natura Parque e o Cruzeiro do Carvalho, com passagem pelas aldeias de Terreiros, Soutelo e junto ao rio Mondego, nos Lanteiros, totalizando 9,5 quilómetros.

Já o Viver o Alva, está inserido na Grande Rota do Alva, sendo que no concelho de Vila Nova de Poiares tem 7,9 quilómetros de extensão, com os pontos de partida e chegada a serem a Barragem das Fronhas e a Ponte de Mucela, tendo como pano de fundo, como o nome indica, o rio Alva.

“Vila Nova de Poiares é um concelho privilegiado com espaços de eleição fantásticos, e que agora podem ser descobertos por quem nos visita, em contacto com a natureza através da prática de desportos de aventura” referiu o autarca.

“Estes percursos pedestres que hoje oficialmente inauguramos são mais uma oferta a somar a todas as outras que já dispomos, como o parapente, btt, a escalada, as descidas de rio no Alva e no Mondego, entre tantas outras possibilidades”, acrescentou João Miguel Henriques.

Esperando que estas ofertas tenham impacto na animação turística e consequentemente na economia local, o presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para “deixar uma palavra de agradecimento e reconhecimento à Associação Recreativa de São Miguel (ARSM), em particular a um dos seus atletas da secção de atletismo, o Pedro Batista (Zaka), que desde há sete anos a esta parte foram os grandes impulsionadores para que os percursos pedestres de Vila Nova de Poiares fossem hoje uma realidade, com a realização do “Poiares Trail”, ao literalmente abrirem caminho para que hoje quem nos visita possa descobrir a beleza natural do concelho”.

Todas as informações técnicas assim como mapas dos percursos podem ser consultados no site do Município (http://www.cm-vilanovadepoiares.pt/natureza), onde pode também ser visionado o vídeo promocional.