Coimbra  20 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Percurso pela Canção de Coimbra, de Hilário a Zeca Afonso

20 de Setembro 2017

No próximo sábado (dia 23) o Coro dos Antigos Orfeonistas promove um percurso pela canção de Coimbra, desde Augusto Hilário a Zeca Afonso, por vários locais da “Alta” da cidade.

Com a presença de alguns dos melhores intérpretes da canção de Coimbra, o percurso inicia-se, pelas 15h00, no largo Hilário, junto ao Hotel Sapientia, onde o grupo Fado ao Centro interpretará alguns dos temas que celebrizaram Augusto Hilário.

A paragem seguinte será o largo da Sé Velha, à procura da placa que assinala a casa onde viveu outro grande nome da canção de Coimbra: Edmundo Bettencourt, junto à qual, pelas 15h45, se ouvirá também alguns dos temas que aquele intérprete compôs e cantou, interpretados pelo Grupo de Fados dos Antigos Orfeonistas (José Vilhena, Hugo Pais de Carvalho e Diogo Passos).

Será também no largo da Sé Velha que o Coro dos Antigos Orfeonistas fará, pelas 16h15, um tributo a alguém que também marcou a canção de Coimbra: José Afonso. Nas escadas da Sé Velha, frente à casa onde viveu enquanto estudante e no local icónico das Serenatas Monumentais, o Coro interpretará alguns dos temas mais conhecidos.

A iniciativa prossegue, pelas 17h00, na rua de Quebra-Costas, frente à casa assinalada com uma placa alusiva a Artur Paredes, uma das figuras maiores da guitarra de Coimbra. Em sua homenagem, ali serão interpretadas, à guitarra, algumas das suas variações, por um dos mais virtuosos guitarristas de Coimbra, Bruno Costa, acompanhado à viola por Nuno Botelho.

Por fim, o percurso terminará na Torre d’Anto, onde, pelas 17h45, se ouvirá a Balada da Torre d’Anto e poemas de António Nobre, com o tenor Nuno Silva e participação de Hugo Paiva de Carvalho e Diogo Passos.

A apresentação de todos os momentos será feita pelo maestro Virgílio Caseiro e esta iniciativa vem na linha do anteriores eventos “De Santa Cruz à Torre d’Anto” e “De Santa Clara à Fonte dos Amores”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com