Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penitenciária de Coimbra celebra Dia da Europa e Ano Europeu das Competências

12 de Maio 2023 Jornal Campeão: Penitenciária de Coimbra celebra Dia da Europa e Ano Europeu das Competências

No passado dia 9 de Maio, o Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC) assinalou o início do Ano Europeu das Competências e o Dia da Europa, com uma sessão comemorativa que contou com a presença de Luís Rothes, professor coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e coordenador nacional do grupo português do projecto PIAAC.

Durante a sessão, o coordenador nacional do PIAAC destacou a importância da formação na promoção de competências e no desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida, apresentando também os objectivos e resultados obtidos em inquéritos realizados no âmbito das suas competências.

A sessão foi direccionada aos formandos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos do CPJ, a quem Luís Rothes incentivou a prosseguir os seus percursos formativos e a apostar no desenvolvimento das suas competências ao longo da vida. A equipa técnica de reeducação do EPC e os formadores e professores também estiveram presentes na sessão.

O Ano Europeu das Competências tem como objectivo promover o desenvolvimento de competências em toda a Europa e sensibilizar para a importância da formação ao longo da vida. A sessão realizada no Estabelecimento Prisional de Coimbra demonstra a preocupação com a formação e desenvolvimento de competências mesmo em contextos desafiadores como o sistema prisional, evidenciando a importância da aprendizagem e formação contínuas.