Coimbra  19 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela: Trilho do Infante ganha “dinâmica qualitativa e quantitativa”

27 de Março 2018

Andrew Thomas, Pedro Mendes, Luís Matias, Rafael Baptista e Pedro Ferreira

 

Mais de um milhar de participantes são esperados na terceira edição do Trilho do Infante, a 14 e 15 de Abril, em Penela, segundo anunciou, hoje, a organização.

A realização do evento em dois dias e a prova de 54 quilómetros ser pontuável para Taça de Portugal de Ultra Skyrunning da Federação de Campismo e Montanhismo são as principais novidades desta edição, com mais “dinâmica qualitativa e quantitativa” e percursos de maior dificuldade.

No sábado (14), a partir das 08h30, corre-se a Ultra Skymarathon (54 km), partindo da empresa Frijobel e com passagens Espinheiro, castelo do Germanelo, Juromelo, Monte de Vez, Farelo, Ferraria de São João, Serra do Espinhal, São João do Deserto, Esquio, Pedra da Ferida, Louçainha, Espinhal e final no Parque das Águas Romanas, na vila de Penela.

Carlos Ferreira e Sara Brito, dois dos grandes nomes do trail nacional, são presenças confirmadas no Trilho do Infante, que será mais uma vez apadrinhado por Luís Mota.

Para domingo (15) estão agendadas as provas de trail longo (33 km), trail curto (20 km, pontuável para o Circuito Distrital de Coimbra da ADAC) e também uma caminhada lúdica na distância de 10 quilómetros, todas com partida do castelo de Penela.

“O Trilho do Infante é uma forma de atrair a Penela, e de promover e fomentar o espírito desportivo no concelho e arredores”, refere Pedro Mendes, director da prova que tem organização conjunta da Associação Infante Dom Pedro e Bombeiros Voluntários de Penela.

A prova tem percurso traçado pelas serras de Sicó e Lousã e vale do rio Dueça, o que leva Pedro Mendes a recordar que “não é só correr ou caminhar, é também deslumbrar-se com a paisagem, e um grande número de participantes vem também por isso”.

Para Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, que apoia a organização do evento, este tem vindo a aumentar de interesse e a participação de mais de um milhar de atletas coloca-o no patamar das provas do género com mais participantes na sub-região.

O autarca sublinha que o Trilho do Infante “procura valorizar aquilo que é a excelência dos nossos recursos ambientais e paisagísticos” e congratula-se com o facto de ser pontuável para provas nacionais e regionais, o que é “um elemento estimulante e o reconhecimento da capacidade de organização”.

As inscrições para o trail, que já tem sete centenas de participações confirmadas, devem ser feitas em www.trilhodoinfante.run.

No âmbito da promoção da prova, realiza-se na próxima sexta-feira, a partir das 09h00, um treino-convívio, com partida do parque verde da Quinta da Cerca, no Espinhal.

Luís Carlos Melo

(Jornal Terras de Sicó)

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com