Coimbra  19 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela: Rui Avelar pode ser o candidato socialista à Câmara em 2021

9 de Novembro 2019

O jornalista Rui Avelar confirmou, hoje (09), a disponibilidade para protagonizar a candidatura socialista à Câmara Municipal de Penela nas próximas eleições, em 2021, se for esse o entendimento do partido e o processo seja resolvido “nos primeiros meses do próximo ano”, avançou o Jornal Terras de Sicó.

A disponibilidade do ex-director adjunto do “Campeão das Províncias” foi revelada, ontem à noite, numa nota de imprensa do vereador socialista da autarquia penelense.

Conta Mário Carvalho ter sido abordado recentemente pelo “conhecido jornalista da nossa praça (Coimbra) Rui Avelar sobre a disponibilidade ou não de uma recandidatura à Câmara Municipal de Penela e da sua eventual e total disponibilidade para trabalhar politicamente nesse concelho, incluindo encabeçar uma futura lista caso não se perfilem candidatos locais”.

Rui Avelar confirma a abordagem a Mário Carvalho e conversas já tidas com os outrora candidatos socialistas Mendes Lopes e Eduardo Santos, a quem manifestou a sua intenção. “Se nenhum deles quiser ser o candidato, estou disponível para protagonizar a candidatura se for essa a decisão do partido”, afirma, sublinhando, no entanto, que a “condição incontornável” é que “o processo seja resolvido dentro de relativamente pouco tempo, nos primeiros meses do próximo ano, e não a três meses das eleições como aconteceu em 2017”.

Também o coordenador da comissão administrativa do PS/Penela, Vítor Simões, já foi posto ao corrente da disponibilidade do jornalista.

Rui Avelar, de 61 anos, tem raízes familiares no concelho. Com os pais, viveu a infância e a juventude em Torre de Chão do Pereiro, na agora União de Freguesias de S. Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal. Como jornalista, exerceu a profissão no Diário de Coimbra, Diário As Beiras, Agência Lusa, onde foi director de informação, e até Maio passado no Campeão das Províncias, do grupo editorial Media Centro, da qual faz parte o TERRAS DE SICÓ. Foi ainda adjunto do então secretário de Estado Fausto Correia, entre 1999 e 2002, e vice-presidente da ADFP, de Miranda do Corvo. Há cerca de quatro meses, Avelar aderiu ao PS, sendo militante através da Secção de S. Martinho do Bispo (Coimbra).

Recorde-se que Penela é o único concelho do distrito de Coimbra onde os socialistas nunca venceram qualquer acto eleitoral autárquico.

Defendendo a necessidade de uma “mudança inadiável”, o jornalista afirma-se “em condições de protagonizar a candidatura”. “Vejo esse desejo de mudança como um desafio e eu sempre gostei de desafios”, afiança.

Na referida nota de imprensa, o actual vereador socialista Mário Carvalho congratula-se “por saber que  alguém que sendo originário de Penela, e com vasta experiência jornalística, por um lado, tenha escolhido o PS para o exercício desta prática, já que se filiou muito recentemente e, por outro lado, se mostre disponível para trabalhar politicamente num concelho (Penela) que, pese embora tenha apresentado recentemente ‘ventos de mudança’ ao nível político, com as vitórias do PS nas eleições Europeias e Legislativas, o mesmo tendo acontecido nas Autárquicas com a vitória do PS para a União de Freguesias de S. Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, factos nunca antes registados desde o 25 de Abril”, o PSD mantenha o poder na Câmara “desde sempre”.

Mário Carvalho considera que “quantas mais pessoas queiram trabalhar para um projecto de mudança em Penela, melhor, sendo supostamente a altura indicada para começar esse exercício que não será obviamente fácil”.

O vereador socialista entende a intenção de Avelar como “substancialmente positiva”. “Mais do que ficar escondido na sombra do Castelo altaneiro, será sempre de louvar aqueles que querem dar a cara pelo PS, venham de onde vierem”, concluiu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com