Coimbra  27 de Janeiro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela Presépio: Presidente da Câmara quer criar “Roteiro de Presépios” do concelho

8 de Dezembro 2021 Jornal Campeão: Penela Presépio: Presidente da Câmara quer criar “Roteiro de Presépios” do concelho

O “Penela Presépio” está de volta e promete trazer consigo a magia do Natal. Este ano o evento acontece em moldes diferentes do habitual dado que, devido às obras que estão a ser feitas no castelo e ao agravamento da situação epidemiológica, o Município trouxe toda a animação até à Praça da República, no centro da vila. Na inauguração do evento, que decorreu esta manhã, Eduardo Santos congratulou-se pelo trabalho de várias pessoas que “apenas em três semanas conseguiram construir o Penela Presépio”, enaltecendo a sua localização privilegiada. “Colocámos o foco de interesse no centro da vila para que as pessoas também visitem outros espaços. Antes visitavam o Presépio, eventualmente o Castelo, e iam embora. O Presépio é fruto do trabalho de muita gente, algumas pessoas que colaboraram até desde Inglaterra na elaboração das cerca de duzentas figuras animadas”, frisa.

A acompanhar o presidente da Câmara de Penela na inauguração e na visita ao Presépio Animado, esteve também Pedro Machado que reforçou a ideia que as pessoas “não devem parar de viver”, adiantando que trazer toda esta estrutura para o coração da vila “faz com que exista mais dinâmica”. O presidente da Turismo do Centro aproveitou para sublinhar que “os eventos são importantes para captar pessoas. O Mercado interno está a crescer e estes territórios do Interior são aposta segura para quem nos visita e estes eventos contribuem para captar turismo interno e gerar negócio”, frisou. Pedro Machado perspectivou ainda que 2022 vai ser um ano de “expectativas moderadas” no Turismo. “Acredito que a Páscoa de 2022 será para reforçar a confiança e retomar a esperança. Este é o melhor país do mundo para se viver”, concluiu.

Após a visita ao Presépio Animado, foi a vez de uma passagem pelo Mercadinho de Natal seguindo-se a visita ao Presépio Tradicional do Espinhal, feito por artesãos locais, que se localiza no interior do Mercado do Espinhal. Eduardo Santos aproveitou o momento que antecedeu a visita ao presépio para deixar um repto às restantes freguesias do concelho: “Comecem a pensar em fazer também em fazer o vosso próprio presépio, para que se crie uma espécie de roteiro, um itinerário, e as pessoas o percorram à medida que conhecem melhor o concelho”. Pedro Machado elogiou a ideia sublinhando que este “trabalho de complementaridade entre as freguesias e a sede do concelho é fundamental”.

Além do Presépio Animado, este ano deslocado para o centro da vila de Penela, e do Presépio Tradicional do Espinhal, o evento natalício “Penela Presépio” contará, ainda, com animação infantil, insufláveis e animadoras caracterizadas, o Mercadinho de Natal – com produtos típicos da região expostos num mercado de agricultura tradicional e familiar – além do artesanato urbano e local e exposição de Presépios na Igreja de Santa Eufémia em Penela e na Igreja de São Sebastião no Espinhal. Haverá, igualmente, animação de rua permanente e deambulante pelo Centro Histórico de Penela, com especial incidência nos dias de maior afluência, designadamente aos fins-de-semana, além de animação cultural proporcionada pela Sociedade Filarmónica Penelense e Sociedade Filarmónica do Espinhal.

Recorde-se que no ano passado não se realizou o “Penela Presépio” devido à pandemia de covid-19 e em 2019 o evento foi penalizado pelo mau tempo no mês de Dezembro, que fez desabar metade da estrutura do Penela Presépio.

O “Penela Presépio” deste ano poderá ser visitado entre hoje (8) e dia 9 de Janeiro de 2022, sob o cumprimento das regras em vigor da Direcção Geral de Saúde. O evento realizar-se-á nos dias úteis, das 10h00 às 18h00, com encerramento às segundas e terças-feiras. Aos sábados, domingos e feriados, estará em funcionamento das 10h00 às 19h00, com excepção dos dias 24 e 31 de Dezembro, em que o horário será das 10h00 às 17h00, e nos dias 25 e 1 de Janeiro de 2022 estará aberto das 14h30 às 19h00.

[Foto: Pedro Machado (Turismo do Centro), Luís Dias (JF Espinhal), Maria Marmé (UF Sta Eufémia e Rabaçal e Eduardo Santos (CM Penela)]