Coimbra  9 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela Presépio celebra 10 anos de magia natalícia

23 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Penela Presépio celebra 10 anos de magia natalícia

O “maior evento da região ligado ao Natal”, como Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, o classifica, volta a espalhar a magia do Natal na vila, entre 01 de Dezembro e 08 de Janeiro, num ano em que comemora o seu 10.º aniversário.

Ainda em fase de montagem, o presépio animado no castelo é o ex-librís do concelho nesta altura natalícia e um “desafio” para os mais de 100 colaboradores que durante dois meses trabalham para que tudo esteja perfeito no dia da abertura.

“Desde há três anos que endogeneizámos o evento, lançando o desafio à nossa comunidade criativa e tecnológica, de forma a serem os penelenses a criar e a construir o Penela Presépio”, realçou o autarca, ontem (23), na apresentação do evento.

No total serão 600 metros quadrados e 220 figuras animadas, distribuídas por vários temas ligados ao Natal. O Penela Presépio inclui, ainda, as visitas à vila romana do Rabaçal, o presépio ao vivo e o presépio tradicional do Espinhal, além de diversas actividades dirigidas a crianças, jovens e escolas. No final do presépio animado no castelo haverá uma exposição interactiva sobre os 10 anos do evento e um local para se poder tirar “a foto da praxe”.

A novidade, este ano, prende-se com a criação do jogo “Penela Go”, uma aplicação móvel desenvolvida por uma empresa do concelho, que pretende levar os visitantes a explorar o território e a “visitar os seus pontos de interesse”, através da identificação de esculturas realizadas pela CERCI Penela. Se o visitante conseguir ultrapassar os três níveis fica habilitado a sorteio para um presente.

A 10.ª edição do evento traz, também, um “passaporte” (com o custo de cinco euros) que além de “ser uma recordação, serve para obter descontos no comércio aderente do concelho”, explicou Luís Matias.

Com bilhetes a dois euros durante a semana, três ao fim-de-semana, e descontos para famílias e grupos, a autarquia prevê uma afluência igual ou superior ao ano passado, que “foi o melhor de sempre” com 40 000 pessoas a passarem pelo evento.

“Os números são muito entusiasmantes para este que é um evento de afirmação do território como sendo criativo e inovador, mas, também, que contribui para a dinamização da economia local, em particular do sector da restauração e hotelaria”, salienta Luís Matias, acrescentando que “os penelenses já exigem que o Penela Presépio se realize todos os anos, porque percebem a importância que tem e a forma como pode ajudar nos seus negócios”.

Apesar do crescimento, que tem vindo a ser anual, o orçamento não vai além dos 80 000 euros, um beneficiando, ainda, do apoio da Turismo do Centro de Portugal na área da comunicação e promoção, bem como de parcerias com várias empresas e entidades da região.

“Temos orgulho em promover um evento que não é americanizado, que recuperou a tradição portuguesa e o que é nosso e, também, os nossos produtos endógenos que têm sempre lugar nesta iniciativa”, rematou o édil.