Coimbra  7 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela Presépio aumenta área e quer chegar aos 50 000 visitantes

18 de Novembro 2019

Luís Dias, presidente da Junta de Freguesia do Espinhal; Rui Seoane, vice-presidente da Câmara Municipal de Penela; e Maria Marmé, presidente da União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, na apresentação do evento

 

O Natal passa, obrigatoriamente, pelo concelho de Penela com o tradicional ‘Penela Presépio’, que abre as portas da sua 13.ª edição, de 30 de Novembro a 05 de Janeiro.

Uma das principais novidades deste ano prende-se com o aumento da área expositiva, onde 370 figuras, a maioria delas animadas com o recurso a tecnologia, dão corpo à grande atracção natalícia da região de Sicó.

“Teremos nesta 13.ª edição mais de 800 metros quadrados de área coberta no presépio animado, com 370 bonecos, na tenda instalada no castelo de Penela”, adiantou o vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Seoane, na apresentação do evento.

Para o autarca, o Penela Presépio “marca pela distinção, pelo recuperar de toda a tradição judaico-cristã que nos caracteriza, pelos valores do presépio, fugindo ao Natal entendido de um modo mais comercial, com muitos pais-natais, duendes, e todo esse imaginário infantil”.

Até 05 de Janeiro de 2020, o Penela Presépio vai proporcionar momentos de animação, cor, música, espectáculos, alegria, sabores e descobertas pelo património histórico, natural e imaterial do concelho de Penela.

Promovido pela Câmara Municipal, o Penela Presépio inclui o Presépio Tradicional do Espinhal; um presépio ao vivo aos fins-de-semana, no Quintal das Lapas, junto ao castelo; uma exposição de presépios, repartida pelas igrejas de São Miguel, na sede do concelho, e do Espinhal e um Mercadinho de Natal, com produtos de agricultura tradicional e familiar, em que também não falta o artesanato urbano e local.

O evento inclui ainda animação de rua, actividades infantis, espectáculos musicais e um “comboio de Natal”.

A Câmara investe cerca de 160 000 euros na organização, esperando receitas da ordem dos 100 000 euros.

“Ainda não é um evento auto-sustentável, mas considerando o impacto que tem na nossa comunidade faz todo o sentido este investimento e este grande esforço financeiro”, realça Rui Seoane.

Em 2018, cerca de 50 000 pessoas visitaram o Penela Presépio e este ano a intenção é “não baixar esse número”, mas as condições climatéricas ao longo do período dos 40 dias de realização são determinantes no registo de afluência.

O presépio animado pode ser visitado durante a semana das 10h00 às 18h00 e ao fim-de-semana das 10h00 às 19h00.

Nas primeiras três segundas-feiras (02, 09 e 16 de Dezembro) estará encerrado para manutenção.

Uma vez mais, haverá parceria com o “Castelo Mágico” de Montemor-o-Velho, uma vez que o bilhete de um destes eventos dá direito a desconto no outro.

Concurso de presépios ainda tem inscrições abertas

A população é convidada, uma vez mais, a participar neste grande evento do concelho, através do concurso de presépios tradicionais.

A ideia é “revitalizar o simbolismo dos presépios tradicionais e, em simultâneo, estimular a criatividade e memória das tradições populares do concelho de Penela”, revela a autarquia, promotora da iniciativa.

As inscrições estão abertas até 28 de Novembro, podendo concorrer, particulares, associações, IPSSs e escolas a título individual ou em grupo, utilizando todo o tipo de materiais, no entanto, incentiva-se a utilização de materiais recicláveis e de matérias-primas existentes na região.

Todos os interessados em concorrer devem efectuar a sua inscrição, mediante preenchimento de ‘Ficha de Inscrição’, disponível no balcão único da câmara municipal ou em www.cm-penela.pt , e entregue na Biblioteca Municipal de Penela, ou enviadas para o seguinte email: penela.presepio@cm-penela.pt.

Todos os presépios inscritos no concurso ficarão expostos nas igrejas de São Miguel, Stª Eufémia e Espinhal, de 30 de Novembro a 05 de Janeiro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com