Coimbra  2 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela prepara espaços para apoiar população do concelho

8 de Abril 2020 Jornal Campeão: Penela prepara espaços para apoiar população do concelho

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Penela, em articulação com outras forças operacionais como Bombeiros Voluntários de Penela, Autoridade Local de Saúde, GNR e Instituto de Segurança Social, está a implementar várias medidas de combate e prevenção à covid-19.

As medidas municipais têm particular enfoque na identificação e preparação de equipamentos alternativos que vão funcionar como pólos de apoio aos profissionais de saúde do concelho, aos lares, Estruturas Residenciais para Seniores e população em geral.

Neste sentido, forma sinalizados e equipados os seguintes espaços:

Pavilhão Multiusos – estrutura de apoio a serviços de triagem e encaminhamento de doentes, que funcionará como um importante apoio à actividade dos profissionais de saúde do concelho, no combate ao surto pandémico que poderá assolar o concelho de Penela. Este espaço encontra-se dotado de condições de alojamento de casos suspeitos, estando devidamente definidos e sinalizados os circuitos, as áreas de concentração e as instalações sanitárias a utilizar. Está ainda garantido o fornecimento de água e produtos alimentares não perecíveis. Em caso de necessidade de servir refeições, o seu fornecimento será garantido pelo Município de Penela, através da cantina do Centro Escolar. Importa referir que todos os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância a desenvolver neste espaço serão da responsabilidade das autoridades de saúde;

Pavilhão Escolar – o Pavilhão da Escola Básica Integrada Infante D. Pedro está dotado de condições de alojamento para o pessoal operacional e ainda para munícipes que possam não ter condições para permanecer na respectiva habitação, na eventualidade de algum familiar ser identificado, como caso confirmado, por covid-19. Este espaço está preparado para alojar cerca de 10 pessoas, existindo, no entanto, a possibilidade de aumentar a sua capacidade de alojamento;

Pousada do Rabaçal – em caso de ruptura dos Lares, IPSS e Estruturas Residenciais para Seniores do concelho como resposta articulada de retaguarda identificou-se a Pousada do Rabaçal como equipamento de apoio para fazer face a eventuais necessidades de evacuação e realojamento deste tipo de população alvo.