Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela: Freguesia de Podentes promove o que tem de melhor

24 de Junho 2017 Jornal Campeão: Penela: Freguesia de Podentes promove o que tem de melhor

Os sabores e aromas do vinho de Podentes vão estar em destaque este domingo (25), com a nona edição da Vinália, que decorre naquela localidade do concelho de Penela.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Penela, pretende atrair os amantes do bom vinho à freguesia, que neste dia terá diversas actividades para os visitantes.

O objectivo do certame passa, como sempre, por “dar a conhecer os segredos do vinho e toda a arte em seu redor”, numa localidade que conta com quatro produtores certificados. Com longa tradição de produção de vinho, há os brancos “equilibrados e aromáticos” mas, também, os tintos “frutados e encorpados”.

Por toda a freguesia se podem encontrar vinhas, que se estendem pelos vales e colinas das “Terras de Sicó”. A Vinália é, por isso, um evento marcante para produtores e população em geral, que pode visitar o certame para comprar o bom vinho e demais produtos endógenos, ou participar e assistir a diversas actividades.

Pela manhã (09h00) realiza-se um passeio pedestre, seguindo-se um concurso de vinho e as “Jornadas de Vitinicultura” (10h30), com Pedro Soares (presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada); e César Fernando Régio de Almeida (Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro – DRAPC).

A partir das 12h30, decorrerá uma degustação vínica com “Bucha” e, da parte da tarde, às 14h30, terá lugar a inauguração da Estrada Municipal 570. Segue-se um périplo pelas adegas, e a música, que soará pelo recinto, está a cargo do grupo de concertinas “Sons do Mondego”, do Rancho Folclórico de S. Silvestre e, no final do dia com um baile dos “Doce Mel”. Ainda antes, serão entregues os prémios do concurso de vinhos.

Durante todo o dia, os visitantes poderão apreciar o melhor das “Terras de Sicó” no “Mercado da Agricultura familiar e tradicional”, onde estarão expostos o vinho, no queijo, o azeite, o mel, as nozes e, claro, o artesanato da região.