Coimbra  14 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela: Festas de S. Miguel são a maior mostra do concelho

28 de Setembro 2017

As tradicionais Festas de S. Miguel voltam a animar o concelho de Penela durante quatro dias, naquele que é um dos maiores momentos de afirmação e promoção da vila.

De hoje até domingo (01), além das Festas que celebram o padroeiro de Penela e o feriado municipal, o Parque das Águas Romanas vai acolher a FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial, bem como a centenária Feira das Nozes e dos Produtos Endógenos e Gastronomia.

Num evento como este, não podem faltar as tradicionais tasquinhas com as iguarias típica da região, os espectáculos musicais e a cultura, que ajudam a completar um cartaz diversificado e para todos os gostos.

Durante estes dias, milhares de pessoas passam pela vila para ver, saborear e comprar o que há de melhor nas Festas de S. Miguel.

Luís Matias, presidente da Câmara Municipal, sublinha que este “é um momento de reunião da família penelense, que aproveita estes dias para se reencontrar, entre os que cá estão e os que vivem fora, numa demonstração daquilo que é a dinâmica económica, social e cultural do território”, adiantando que esta “a festa é dos penelenses, das associações e das empresas”.

O facto do certame e, em particular, da Feira das Nozes coincidir com o dia das eleições autárquicas não preocupa o autarca, que acredita que a ida às urnas “não irá condicionar o evento”. A diferença que poderá causar, ressalva Luís Matias, é obrigar a autarquia a “aumentar o esforço do ponto de vista logístico porque além da organização da Feira, a Câmara tem de estar atenta às assembleias de voto”.

As festas, que congregam o melhor do concelho, têm conseguido aliar a tradição à inovação e ir crescendo todos os anos. Embora ainda sem números concretos, mas ciente de que “há mais expositores do que no ano passado”, o presidente da Câmara realça “a presença das empresas e dos produtores locais”, até porque se trata de uma feira “com uma componente agrícola grande, onde se destaca também a conhecida Feira das Nozes, com os produtos da região”.

Na opinião do édil, este ano, a feira estará “melhorada em termos de expositores e empresas, o que permite mostrar o tecido empresarial de Penela”.

Animação e gastronomia ajudam à festa

A boa gastronomia será assegurada, como habitualmente, pelas diversas associações concelhias, enquanto que a animação musical e cultural envolve artistas bem conhecidos do público, mas também, grupos do concelho.

Assim, os grandes “cabeças de cartaz” são Mickael Carreira (sábado, 23h30) e o espectáculo “Deixem o Pimba em Paz”, protagonizado por Bruno Nogueira e Manuela Azevedo (domingo, 22h00).

Os Dexys, Moody Traffic, Daltonic Zebra e Hexágono são outras das bandas a animar o certame, onde não faltará um festival de folclore e animação musical pela noite dentro com vários DJs. A zona das tasquinhas vai, também, ter música dos vários grupos do concelho e haverá, ainda, animação de rua.

O habitual desfile de moda “Penela Fashion 2017” acontece na sexta-feira (29), a partir das 22h00, com a presença dos modelos Iva Lamarão e Ruben Rua, e com a música da violinista La Mouche.

Ainda amanhã (29), destaque para a sessão solene do Dia do Município, no salão Nobre dos Paços do Concelho, uma cerimónia durante a qual não serão prestadas as habituais homenagens “por se viver um período eleitoral e evitar assim más interpretações”, explicou Luís Matias.

A FAGRIP abre portas hoje, pelas 19h00, onde dezenas de expositores de produtos endógenos da região de Sicó estarão em evidência. É o caso do mel, do vinho, do queijo do Rabaçal ou do azeite.

Já no domingo (01), realça-se a abertura da centenária Feira das Nozes, a partir das 06h00, numa dia em que se vendem toneladas deste fruto seco tão característico.

O desporto não está esquecido e a competição terá lugar no sábado (30), pelas 23h00, com o XVIII Raid Nocturno TT S. Miguel 2017.

Durante estes dias está, ainda, aberta a Feira do Livro, durante a qual serão apresentadas algumas obras.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com