Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela: Feira do Mel no Espinhal congrega floresta e humor

31 de Agosto 2018 Jornal Campeão: Penela: Feira do Mel no Espinhal congrega floresta e humor

A vila do Espinhal, no concelho de Penela, volta a acolher a Feira do Mel, na que é a 29.ª edição, com um programa que se inicia hoje e culmina no domingo (dia 02) com o certame de promoção e divulgação do mel da região demarcada da Serra da Lousã.

Esta é uma iniciativa, organizada pelo Município de Penela em parceria com a Junta de Freguesia do Espinhal e a Serramel, que pretende contribuir para a valorização de uma actividade que, apesar complementar, não deixa de ter uma relevância crescente na economia doméstica de muitos agregados familiares da região.

Numa clara demonstração do melhor que é produzido pelos apicultores do concelho e da região demarcada do mel da Serra da Lousã, a Feira constitui uma oportunidade privilegiada para provar o mel produzido na região e alguns dos seus derivados, designadamente os licores e aguardentes, assim como outros produtos como o vinagre, as velas de cera de abelha ou as compotas e doces.

Ao longo de três dias ocupam ainda lugar de destaque neste certame os produtos endógenos certificados, nomeadamente, o queijo Rabaçal e o vinho Terras de Sicó, bem como, algumas empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento do concelho de Penela e da região. À semelhança dos anos anteriores, o certame conta com um programa que começa, hoje, às 21h00, com a entrega de prémios de mérito escolar – Professora Alice Gonçalves – e animação com a Academia de Música do Espinhal, no largo da Feira, enquanto que na Louçainha, haverá a final do concurso de bandas, a partir das 23h00.

O sábado está recheado de iniciativas com o seminário florestal “A Economia Circular na valorização da Floresta”, a inauguração da exposição “Carlos Seco – Um Humor Beirão”, na sala de exposições temporárias do Auditório Municipal de Penela (16h00), a
abertura da exposição do concurso de caricaturas “Leonor Guimarães”, na Casa da Cultura do Espinhal (17h00), a actuação do Coral Carlota Taylor, na Casa da Cultura do Espinhal (17h30), e, às 18h00, a inauguração da VI Bienal de Humor Luís d’ Oliveira Guimarães “O Ciclo da Vida”.

O dia será ainda preenchido com a Festa da Caricatura, na Casa da Cultura do Espinhal, às 18h30, um concerto pela Filarmónica do Espinhal, no Jardim das Gerações (21h00), o teatro “Sítio” pela Companhia da Chanca, na Quinta do Castelo (22h00), e a actuação da Orquestra Costa Verde, no largo da Feira (23h30).

O programa de domingo (02 de Setembro) começa pelas 08h00, com a recepção do apicultor, e meia hora depois iniciar-se-à a Feira do Mel. Durante o dia haverá a caminhada “Rota do Mel” (09h00), arruada pela Sociedade Filarmónica do Espinhal (09h30), a Festa da Caricatura, no largo da Igreja (10h00), o almoço do apicultor (13h00), a tertúlia “Viver e Morrer a Rir”, na Casa da Cultura do Espinhal (15h30), o Festival de Folclore, no largo da Igreja (16h00), e o “Sunset” musical com Funkology, na praça das Tasquinhas, a partir das 20h00.