Coimbra  27 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela: Escola da Cumeeira inaugurada após as obras de requalificação

7 de Maio 2018 Jornal Campeão: Penela: Escola da Cumeeira inaugurada após as obras de requalificação

O Dia da Mãe, ontem (06), teve um sabor especial para pais, encarregados de educação e alunos da Escola da Cumeeira, em Penela, que foi inaugurada após uma intervenção para requalificação e ampliação das suas instalações.

Foram os “moradores” que descerraram a placa de inauguração, que contém os nomes de todos os alunos.

O projecto de requalificação e ampliação da Escola da Cumeeira foi desenvolvido e acompanhado pelo Gabinete de Planeamento Urbanístico e Projectos do Município, tendo sido executado pela empresa penelense “Lápis Engenharia, Lda”.

O presidente da Câmara Municipal, Luís Matias, afirmou que esta inauguração é “o culminar do ciclo de reabilitação do Parque Escolar do concelho, conforme previsto na Carta Educativa”, o que permite munir o município de “mais e melhores condições de aprendizagem para as crianças serem o ‘futuro de amanhã’”.

O autarca lembrou que, apesar da “Escola da Cumeeira estar numa listagem do governo para encerrar porque não tinha o número mínimo de alunos, a autarquia, em parceria com a Direcção do Agrupamento de Escolas de Infante D. Pedro, soube defender a importância da melhoria das condições do equipamento para poder atrair mais alunos, o que valeu ao Município poder beneficiar de apoio comunitário para a concretização da requalificação que está à vista de todos”.

A intervenção custou perto de 350 000 euros, 85 por cento dos quais foram financiados por fundos comunitários, no âmbito da contratualização com a Comunidade Intermunicipal (IM) da Região de Coimbra.

O equipamento escolar mantém as valências de pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, através do “redimensionamento das instalações para os novos desafios curriculares e extracurriculares, de acordo com as orientações do Plano Estratégico Educativo de Penela (PEEP)”, conclui a autarquia de Penela.