Coimbra  13 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela com expedição humanitária à ilha de Soga

28 de Março 2018

O Município de Penela apoia uma expedição humanitária à Ilha de Soga, no arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, que decorrerá entre 02 a 12 de Abril.

A iniciativa, promovida pela associação “SOGA – Servir Outra Gente com Amor”, irá levar ajuda humanitária às populações da ilha, profundamente desfavorecidas e parcialmente isoladas do continente.

Na expedição de todo-o-terreno, ao longo de quase 5 000 quilómetros, vão 16 participantes, entre eles Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, e o padre Luís Costa, presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra.

O percurso inclui passagem por Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau, recriando algumas paisagens e passagens do mítico “Rally Dakar”, numa viagem de descoberta e aventura em África.

“O cariz humanitário da expedição vai permitir a estes participantes, que se deslocam nesta missão a titulo particular, custeando pessoalmente todas as despesas inerentes à viagem, conhecer a realidade de um povo que vive em quase isolamento e privado do essencial, assim como estreitar laços de solidariedade e fortalecer as relações bilaterais entre Portugal e a Guiné-Bissau e, particularmente, entre Penela e Soga”, refere o Município de Penela.

O objectivo principal da missão passa pela recolha, transporte e entrega de material escolar básico, consumíveis hospitalares, ferramentas, utensílios de trabalho e roupa, cuja necessidade foi previamente identificada e doada por empresas e particulares, com o propósito de melhoria de condições básicas de vida, salubridade, educação e, particularmente, a saúde na ilha de Soga.

A associação vai proceder à recolha de material que será, directamente, entregue pelos participantes e destinado à população de Soga, mas a grande maioria dos artigos será enviada através de contentor marítimo.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com